PUBLICIDADE

Jardim vira sala de aula e experiência acaba em livro online

8 mar 2011 - 14h18
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Cartola - Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

O jardim da Escola Móbile, de São Paulo, foi transformado em sala de aula para os alunos do Infantil 4, que reúne crianças na faixa dos 4 anos de idade. Durante o segundo semestre de 2010, os estudantes analisaram solo e vegetais, plantaram, estudaram e depois publicaram todo seu trabalho em um livro digital na internet. Tecnologia e meio ambiente deram as mãos e ensinaram preservação, utilização de ferramentas online, arte e trabalho em grupo.

Pequenos ecologistas lançaram livro online
Pequenos ecologistas lançaram livro online
Foto: Divulgação

Segundo Maria de Remédios Ferreira, vice-diretora da Educação Infantil da escola paulista, o projeto surgiu com o objetivo de inserir as crianças, ou seja fazer com que elas se sintam parte, do meio ambiente e da flora com a qual elas convivem diariamente: "Começamos a perceber que os pequenos adoravam o jardim da escola, caminhavam muito por ali e inclusive brincavam na propriedade. Porém, não tinham noção de como nasce e como se cuida de uma planta. Então, resolvemos trabalhar isso em um projeto multidisciplinar", conta.

A primeira etapa do estudo foi estimular a curiosidade dos pequenos, e para isso algumas aulas foram dadas no jardim: "Levamos os alunos para lá e começamos a atiçar a curiosidade deles. Mostrávamos para eles que as plantas eram diferentes, que tinham variados tons de verde, que algumas eram menores, outras maiores, algumas eram mais pontudas e outras arredondadas. Eles ficaram curiosos e cheios de dúvidas, e foi aí que passamos para a fase de pesquisa", diz Maria, explicando como prendia a atenção dos pequenos.

A etapa da pesquisa ensinou para as crianças como o meio digital pode ser utilizado para o ensino. Juntamente com os professores os estudantes pesquisaram em sites cada espécie de planta do jardim da escola: "Cada turma do Infantil 4 ficou responsável por pesquisar um tipo de planta. Esse sistema foi importante, pois ensinou para eles a dinâmica do trabalho em grupo. Explicamos para eles que o livro só sairia se todas as turmas fizessem um bom trabalho, ou seja, não dependia só de um aluno ou só de uma turma, e sim de todas", ressalta a vice-diretora.

E antes de o livro entrar no ar, os pequenos ainda desenvolveram seu lado artístico. Utilizando a artista inglesa Margaret Mee como exemplo, que representou a fauna e a flora brasileira em desenhos, cada turma se empenhou em desenhar a planta que ficou responsável por pesquisar. O resultado foi um livro online, intitulado "Nosso Jardim", que se assemelha a um catálogo de plantas, com a definição e o desenho de cada uma. "As crianças ficaram muito orgulhosas do trabalho, queriam o tempo todo mostrar para todo mundo. E aprenderam que o resultado não era algo pessoal e sim coletivo", garante Maria.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade