PUBLICIDADE

País registra aumento do Ideb em todas as etapas de ensino

País registra aumento do Ideb em todas as etapas de ensinoIndicador de desenvolvimento do ensino apresenta crescimento

1 jul 2010 - 15h13
(atualizado às 15h37)
Compartilhar

Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O desempenho da educação básica no Brasil em 2009, medido pelo Índice de Educação Básica (Ideb), ficou acima da meta estabelecida pelo Ministério da Educação. De acordo com balanço divulgado pelo MEC nesta quinta-feira, em Brasília, estudantes de primeira a quarta série de escolas públicas de todo o País alcançaram uma nota média de 4,6 numa escala que vai de 0 a 10. A meta do ministério era 4,2.

Já os alunos de quinta a oitava série de escolas públicas obtiveram nota 4,0, quando a expectativa do MEC era que atingissem nota 3,7. O índice leva em consideração o desempenho de 31,7 milhões de alunos.

Os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas obtiveram notas pouco melhores que a meta do MEC: 3,6 ante previsão de 3,5. No total, foram avaliados pouco mais de 8,3 milhões alunos do Ensino Médio. O objetivo é chegar a uma média superior a 6,0 em 2021. Os números foram apresentados pelo presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto.

De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a taxa de aprovação para os três ciclos - anos inicias e finais do Ensino Básico e Ensino Médio - também aumentaram. Em 2009, 88,5% dos alunos de 1ª a 4ª série, 81,3% dos estudantes de 5ª a 8ª série e 75,9% dos alunos do Ensino Médio foram aprovados.

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007, dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Ideb busca reunir em um só indicador os conceitos de fluxo escolar e de médias de desempenho nas avaliações que medem a qualidade da educação numa escala que vai de zero a dez.

O objetivo do MEC é, a partir deste instrumento, traçar metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2021. Em 2008, todos os 5.563 municípios brasileiros participavam do programa. No dia 30 de julho deste ano, 100% dos municípios brasileiros aderiram ao Ideb.

O indicador, criado em 2007, mede a qualidade da educação numa escala que vai de zero a dez
O indicador, criado em 2007, mede a qualidade da educação numa escala que vai de zero a dez
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade