PUBLICIDADE

Uerj ganha Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa

23 jun 2010 - 15h49
(atualizado às 15h50)
Compartilhar

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou nesta terça-feira,22, o Instituto Uerj de Pós-Graduação e Pesquisa (IUPPERJ). Na cerimônia de inauguração, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, o governador Sérgio Cabral deu as boas vindas aos vinte novos professores visitantes da instituição.

O IUPPERJ é resultado da incorporação de professores e pesquisadores do Instituto Universitário de Pesquisas da Universidade Cândido Mendes ao quadro acadêmico da Uerj. O Governo do Estado investirá R$ 1,3 milhão por ano na manutenção do programa de pós-graduação. Com isso, a universidade cumpre uma de suas principais metas: proporcionar a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

"A determinação de unir o instituto à Uerj foi uma decisão de amor ao Rio. O IUPPERJ é um patrimônio das ciências sociais no Brasil. Da mesma maneira que trabalhamos e recuperamos bens físicos, como o Theatro Municipal e o Maracanã, também devemos lutar e recuperar os bens imateriais que são referência do estado. O Rio de Janeiro é o centro de pensamento mais forte do país, junto com São Paulo", afirmou o governador Sérgio Cabral.

A expectativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é de que em dois anos seja aberto concurso público para que os membros do IUPPERJ possam ser nomeados. De acordo com o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, os professores receberão uma bolsa no valor de 6 mil reais.

Os vinte docentes foram contratados como professores visitantes. A Uerj vem incentivando a produtividade nas diferentes áreas do conhecimento através do Programa de Professor Visitante.

"Esse foi um gesto corajoso do Governo do Estado. Seria uma grande perda fechar um programa tão importante quanto o nosso. Vamos manter a mesma qualidade de sempre e iremos cumprir os desafios da Uerj, junto com os nossos 200 estudantes", resumiu o diretor executivo do IUPPERJ, Jairo Nicolau.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade