PUBLICIDADE

Unicamp decide participar da avaliação do Enade

2 jun 2010 - 10h10
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

A Unicamp decidiu na tarde de ontem, em reunião da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que irá participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que inclui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a partir deste ano, de 2010.

Unicamp e USP são as únicas instituições que não participam do Sinaes, que foi regulamentado em abril de 2004 em substituição ao Exame Nacional de Cursos (Provão). A proposta da Unicamp é possibilitar os mais variados setores da universidade participem do processo, para que seus resultados sejam tratados com coerência.

Em relação ao Enade, o exame dos estudantes, Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, lembra que ele passou a ser universal e não mais por amostragem, o que significa o envolvimento de todos os ingressantes e concluintes de determinada área do conhecimento. Nesse ano de 2010, serão avaliados os cursos da área da saúde.

O Sinaes se propõe a avaliar a atuação da instituição de ensino superior (IES) em relação a ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e instalações, entre outros aspectos. A nota final do Sinaes é composta por uma série de instrumentos, como autoavaliação, avaliação externa, Enade, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade