PUBLICIDADE

Campanha quer colher 30 mi de assinaturas em prol da educação

1 jun 2010 - 09h24
(atualizado às 09h25)
Compartilhar

Uma campanha lançada ontem no Rio de Janeiro quer conseguir 30 milhões de assinaturas em uma petição online para pressionar os países a cumprir as metas do acordo internacional Educação Para Todos (EPT). A iniciativa 1 Gol: Educação Para Todos é uma parceria entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Campanha Global pela Educação (CGE). O intuito é aproveitar a proximidade da Copa do Mundo "para formar uma rede de apoio à causa".

O acordo EPT foi assinado em 2000 por 165 países, inclusive o Brasil, durante a Conferência Mundial de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que ocorreu em Dacar. Ele prevê que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação de qualidade até 2015.

A Unesco estima que 72 milhões de crianças com idade para cursar as séries iniciais do ensino fundamental estejam fora da escola em todo o mundo. Entre as metas que o Brasil precisa cumprir está a redução da taxa de analfabetismo em 50% até 2015 e a ampliação da oferta de educação para a primeira infância.

Os garotos propaganda da campanha são jogadores de futebol de todo o mundo. No Brasil, participaram do evento de lançamento no Maracanã, Zico, Raí, entre outros atletas. A meta brasileira é atingir 1 milhão de assinaturas. A petição está disponível no site www.marque1gol.org.br.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade