PUBLICIDADE

Alunos terão atendimento para superar a defasagem escolar

21 abr 2010 - 11h48
(atualizado às 11h52)
Compartilhar

Com o objetivo de superar a defasagem escolar, alunos do ensino fundamental de escolas públicas de 1.179 municípios, que estão em séries ou anos incompatíveis com a idade cronológica, terão de maio a setembro atendimento específico. São 833.315 estudantes do primeiro ao quinto ano das cinco regiões do país.

Alunos do ensino fundamental de escolas públicas de 1.179 municípios terão de maio a setembro atendimento específico
Alunos do ensino fundamental de escolas públicas de 1.179 municípios terão de maio a setembro atendimento específico
Foto: Getty Images

De acordo com o coordenador-geral de tecnologias educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Raymundo Machado Ferreira Filho, a correção de fluxo escolar será feita com o uso de tecnologias educacionais desenvolvidas pelos institutos Ayrton Senna e Alfa e Beto e pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa).

Os atendimentos ocorrerão no período de maio e setembro, prazo em que os professores serão acompanhados pelas instituições executoras dos projetos. De outubro a dezembro, os institutos e o Geempa fazem a avaliação do processo de correção de fluxo escolar e a entrega dos relatórios ao Ministério da Educação.

A preferência no atendimento é das redes municipais com baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb), aferidos em 2005 e 2007. O investimento na aplicação de tecnologias na correção do fluxo escolar é uma resposta do MEC aos pedidos formulados pelos municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008.

Outras informações podem ser obtidas no site www.mec.gov.br.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade