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Escola britânica muda horário das aulas e reduz faltas em 8%

23 mar 2010 - 06h43
(atualizado às 09h36)
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Uma escola britânica que decidiu iniciar as aulas uma hora mais tarde como parte de um experimento cientifico afirma ter registrado uma queda significativa nos índices de ausência dos alunos. A escola de ensino secundário Monkseaton High School, em Newcastle, no norte da Inglaterra, tem 800 alunos com idade entre 13 e 19 anos.

Desde outubro do ano passado, as aulas começam às 10h em vez das 9h. A escola permanece aberta entre 8h e 17h e as aulas são dadas entre 10h e 15h40. As observações iniciais indicam que as faltas gerais caíram 8% desde a adoção da medida. No mesmo período, as ausências persistentes tiveram uma queda de 27%.

Segundo o diretor Paul Kelley, a mudança no horário das aulas pode ajudar a criar adolescentes "mais felizes e mais bem educados". "Podemos ajudá-los a aprender melhor. Podemos ajudá-los a ficarem menos estressados simplesmente mudando o horário das aulas", disse.

Relógio biológico

O diretor afirmou ainda que exames médicos já comprovaram que o adiamento no horário de início das aulas se enquadra melhor à saúde física e mental de jovens nessa faixa etária. Segundo ele, os adolescentes aprendem melhor no período da tarde. O experimento de adiar o horário do início das aulas foi supervisionado por cientistas, que monitoraram o efeito da mudança sobre os alunos.

Um desses cientistas, o professor de neurociência da Universidade de Oxford, Russell Foster, realizou testes de memória nos alunos da escola. Segundo ele, os resultados sugerem que as lições mais difíceis devem ser ensinadas no período da tarde.

Foster afirmou ainda que o relógio biológico dos humanos pode ser alterado na adolescência - o que poderia significar que esses jovens querem acordar mais tarde não porque são preguiçosos, mas porque estariam programados para fazê-lo.

De acordo com o especialista em sono Till Roennenberg, é um "absurdo" começar as aulas cedo. "Isso está relacionado ao modo como nosso relógio biológico se ajusta aos ciclos de claridade e escuridão. Isso claramente se torna mais tarde na adolescência", disse.

Segundo ele, ao acordar muito cedo, os adolescentes perdem a parte mais essencial do sono. "O sono é essencial para consolidar o que se aprendeu", disse. A escola afirmou que vai decidir antes do próximo ano letivo se vai dar continuidade ao programa. Os resultados finais sobre o experimento na instituição de ensino serão publicados em uma revista científica no próximo ano.

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