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SP: saresp mostra melhora generalizada nas escolas estaduais

SP: saresp mostra melhora generalizada nas escolas estaduais

26 fev 2010 - 16h16
(atualizado às 16h23)
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A secretaria Estadual de Educação de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, os resultados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2009. Os resultados mostram uma melhora generalizada. A educação paulista superou as metas estabelecidas pelo Idesp, que cresceu 9,4%. A aréa em que os resultados mais avançaram foi no Ensino Fundamental.

O desempenho dos alunos em relação ao português, em 2009, superou os indicadores na comparação a 2008. De acordo com o balanço, os dados de 2009 mostram a necessidade de reforço no nível de educação em matemática, no ensino médio em especial. Houve aumento nas médias das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. No 3º ano do ensino médio houve queda importante no desempenho.

Segundo o secretário Paulo Renato Souza, os resultados representam que os programas implementados pelo governo já estão melhorando a qualidade da educação. "A melhora vigorosa dos indicadores do Ensino Fundamental projeta para os próximos anos a manutenção da tendência de elevação do desempenho nas séries seguintes", completa.

Estado oferece curso de matemática para professores

Com o objetivo de recuperar o nível do ensino de matemática, que teve queda de rendimento avaliada pelo Saresp, a Secretaria de Educação de São Paulo vai oferecer a todos os professores de Matemática da rede estadual cursos com 240 horas de duração. O projeto começa a partir de março e será promovido pela Escola Paulista de Formação de Professores, com atividades presenciais e à distância.

A medida, entre outras, será adotada para enfrentar o problema de queda de rendimento do Saresp 2009 em relação a disciplina de matemática na terceira série do Ensino Médio, que mostrou um recuo de 4,4 pontos."Tenho certeza que esse grande esforço, focado nas próprias demandas dos professores e nas dificuldades captadas nas diversas avaliações, vai melhorar a efetividade do ensino de matemática", diz o secretário Paulo Renato.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a situação da queda do rendimento da matemática, em São Paulo, tem uma explicação. O Estado tem 86% dos jovens de 15 a 17 anos na escola, e 69% estão na série adequada à sua idade. A ampliação do acesso sempre promove, num primeiro momento, queda na média das avaliações.

A dificuldade também poderia estar na passagem da aritmética para a álgebra, o que começa a ocorrer por volta da sexta série.

Fonte: Redação Terra
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