PUBLICIDADE

USP perde 15 posições do ranking mundial de universidades

18 fev 2010 - 15h52
(atualizado às 16h29)
Compartilhar

A Universidade de São Paulo (USP) é a 53ª universidade mais qualificada do mundo, de acordo com o ranking das melhores instituições de ensino superior divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities. No anos passado, a instituição aparecia na 38ª colocação. Apesar da perda de posições, a USP é a instituição mais bem colocada no ranking geral e lidera entre as melhores na América Latina. Veja aqui o ranking mundial.

O top 10 da lista elegeu instituições dos Estados Unidos para todas as posições. No ano de 2010, o primeiro lugar ficou com a Harvard University, seguido pela Massachusetts Institute of Technology e da Stanford University.

Entres as universidades brasileiras, além da USP, se destacaram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 143ª posição, e a a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na 222ª colocação.

As demais são: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 243º, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 247º, a Universidade Federal de Minas Gerais, em 329º, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 340º, a Universidade de Brasília (UnB), em 377º. As universidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficaram, respectivamente, em 456º e 457º.

O ranking América Latina é liderado pelas universidades brasileiras. Entre as dez primeiras colocadas, sete são instituições do Brasil. Veja aqui o ranking América Latina.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 17 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores.

O Webometrics Ranking Web of World Universities é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha.

Outras informações podem ser obtidas no site www.webometrics.info.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade