Notícias » Notícias

 Justiça suspende matrículas na Ufam para aprovados no Enem
06 de fevereiro de 2010 17h06 atualizado às 18h22

Arnoldo Santos
Direto de Manaus

A Justiça Federal determinou na sexta-feira a suspensão das matrículas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para os alunos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida liminar foi assinada pela juíza da 3ª Vara Federal, Alcioni Escobar da Costa Alvim, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal.

A ação civil pública do MPF pediu a anulação do edital da Ufam que modificou o peso da prova de redação após a realização do exame, no dia 5 de dezembro de 2009. Em outubro do ano passado, segundo o MPF, a Ufam teria alterado o valor da nota de redação de um para dois pontos. Isso aconteceu após o período de realização das provas do Enem. De acordo com a liminar, a Ufam terá 72 horas para se manifestar. Após este período a Justiça Federal irá analisar o pedido de anulação do edital.

Neste sábado, a Ufam colocou um comunicado no site da instituição informando que a matrícula para os candidatos classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem), prevista para começar no dia 8 e ir até o dia 12 de fevereiro, está temporariamente suspensa por motivos superiores e que oportunamente será divulgado o novo calendário.

A Ufam disponibilizou 1.803 vagas. Em todo o Amazonas, 120 mil estudantes se inscreveram para fazer o Enem.

Especial para Terra