PUBLICIDADE

vc repórter: estudantes ainda têm problemas no acesso ao Sisu

30 jan 2010 - 11h28
(atualizado em 31/1/2010 às 11h49)
Compartilhar

Após o anúncio oficial do Ministério da Educação de que o problema de indisponibilidade do sistema eletrônico SiSU - Sistema de Seleção Unificada havia sido solucionado na noite desta sexta-feira, muitos alunos voltaram a enfrentar problemas com a reabertura do período de inscrições às 6h da manhã deste sábado.

Um dos erros apresentados pelo site é referente ao código de identificação
Um dos erros apresentados pelo site é referente ao código de identificação
Foto: Reprodução

"Como já era de se esperar, o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) continua apresentando problemas. Depois da falha no sistema durante toda a sexta-feira, agora o grande problema é o erro que diz que o Código de identificação de imagem não confere", conta Karen Souza, de Sorocaba.

Os estudantes continuam se deparando com falhas. "Cada hora é um erro diferente. Acordei 6h e comecei a navegar às 6h06. Só comecei a entrar no sistema às 6h31", diz Adriane Pitta Rivero Rodrigues. Ela conta que, além do erro de código de identificação não conferir, a página voltava ao início em diferentes momentos do processo de inscrição. Soma-se a eles, o erro que indica "credenciais não identificadas". Ela protocolou uma queixa no número de atendimento fornecido pelo site. "Parece um a loteria. Temos que contar com a sorte para se inscrever e não é isso, fizemos a prova".

Após diferentes tentativas persistentes em horários alternados, Michele Santos, de Osasco (SP), também não teve sucesso. "E pra não dizer que a culpa é do micro, eu tentei em três navegadores diferentes, um de cada vez com toda a força da banda larga", conta.

O problema se agrava porque os alunos precisam acessar o sistema várias vezes para conferir o andamento e a avaliação de acordo com as universidades requeridas.

"O Ministério da Educação mais uma vez 'pisa na bola' com nós estudantes, pois o Sisu criado por eles só suporta 200 mil pessoas no servidor. Será que eles não notaram que três milhões de estudantes fizeram o Enem?", diz Loran Mendonça, de Goiânia (GO).

"A proposta foi excelente, a eficiência com que foi executada também, afinal, em um ano, apesar do incidente com as primeiras provas, nós tivemos uma revolução do sistema de sleção para o ensino superior no país. Mas apesar de ser uma boa intenção, ela não foi bem estruturada, e acaba deixando os alunos cada vez mais aflitos e nervosos", comenta Adriana Queiroz, de Guaratinguetá (SP).

Às 13h50, o portal do Ministério da Educação emitiu uma nota dizendo que, após ajustes na manhã deste sábado, o sistema foi normalizado a partir de 9h30.

Ainda de acordo com o Ministério, 48 mil estudantes fizeram inscrição até às 13h50 deste sábado, somando 93 mil inscritos.

Ainda assim, problemas são notados por muitos estudantes. "Não tenho computador em casa e estou dependendo de lan houses e casa de amigos e desmarcando todos os meus compromissos", diz Fernando Filho, de São Paulo (SP), que conta ter ficado cerca de cinco horas, das 11h até as 16h, em uma loja para acessar o site neste sábado. "Estou mandando pelo e-mail de reclamações a cópia da páginas de erro", conta.

O problema na tarde de sexta-feira foi atribuída a uma falha técnica no equipamento de rede interna do Mec, que já teria sido substituído, e a queda na conexão de internet do Ministério, provida pelo Serviço de Processamento de Dados - SERPRO e pela Rede Nacional de Pesquisa - RNP.

O prazo e período para o cadastramento foram mantidos.

Os internautas Barreiros, de Tupã (SP), Karen Souza, Sorocaba (SP), Shirley Rodrigues e Adriane Pitta Rivero Rodrigues, Pindamonhangaba (SP), Michelle Santos, de Osasco (SP), Loran Mendonça, de Goiânia (GO), Gabriela Barsotti e Fernando Filho, de São Paulo (SP), Roberta, de Carapicuíba (SP), Filipe Martins, de Pato de Minas (MG), Lila, de Itaetê (BA), Adriana Queiroz, de Guaratinguetá (SP), Flaviane Cristina, de Recife (PE), João Carlos Mattos Jr., de São Carlos (SP), Jamilly, de Macapá (AP), e Ana Laura, Curitba (PR), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade