inclusão de arquivo javascript

 
 

vc repórter: estudantes encontram problemas para acessar Sisu

29 de janeiro de 2010 12h11 atualizado às 17h42

Estudantes encontram problemas de acesso no site do Sisu. Foto: Reprodução

Estudantes encontram problemas de acesso no site do Sisu
Foto: Reprodução

Alguns dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e tentaram fazer a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das 51 instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estão com dificuldade para acessar o site do programa nesta sexta-feira (29).

As inscrições começaram às 6h. "A única coisa que consegui foi cadastrar a senha Sisu depois de 45 minutos de tentativas infrutíferas", conta o estudante Carlos Gondim, de Cuiabá (MT). Ele acordou às 4h45 já que o Estado não possui horário de verão e, às 11h39 (horário de Brasília) ainda não tinha conseguido fazer a inscrição.

Carlos está preocupado com a demora, pois a ordem definitiva da inscrição será um dos critérios a ser usado caso haja empate com notas idênticas. "Estou sendo prejudicado como tantos outros devem estar no Brasil inteiro", diz.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior, o sistema esteve lento nos primeiros minutos após as 6h, devido ao grande número de acessos, mas em nenhum momento foi interrompido. O órgão afirma ainda que a situação já havia sido normalizada às 9h55 e que as inscrições continuam sendo feitas normalmente.

O paulista Rafael Augusto também relata que teve problemas. "Estou desde as 10h tentando acessar o sistema que está inoperante", diz. "Já não bastam os problemas que tivemos com o cancelamento da prova, quando eu tive que desistir de um vestibular, e agora passamos essa dificuldade", afirma Evandro Alves, morador de Guarulhos (SP).

Após quase uma hora de insistência, Gabriela dos Santos Silva, de Duque de Caxias (RJ), conseguiu efetuar sua inscrição utilizando a tecla F5. "Com essa tecla você não perderá nada que postou anteriormente. Em vez de sair e entrar de novo, aperte apenas F5, porque uma hora vai", diz.

"Do jeito que está a vergonha neste site do Sisu, nem conseguiremos fazer nossas inscrições, já que está congestionado", diz Rafa Max. "O término das inscrições é na quarta-feira. Será que sabendo desse atraso os responsáveis pelo sistema prorrogarão o prazo? Tentei por mais de sete vezes fazer o cadastro mas nunca passa do 1º passo", questiona.

"Estou tentando fazer a inscrição desde 9h, mas sucesso até agora, 16h35h. Consegui ir até a confirmação de dados, nada além disso! Agora nem entrar dá mais", diz Gustavo. "Depois de todos os imprevistos, roubo da prova, atraso da prova, o cansaço em dois dias de provas e outras complicações, recebemos mais esse castigo", lamenta.

Às 14h50, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação Superior reafirmou que o sistema não foi interrompido desde o início das inscrições. No entanto, o órgão já havia solicitado uma verificação no site.

A primeira etapa de inscrições no sistema, que teve início nesta sexta-feira, vai até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. Depois desse período, o Sisu processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. Haverá ainda mais três etapas para preencher as vagas remanescentes.

Com informações da Agência Brasil

Os internautas Carlos Gondim e Tony Reis, de Cuiabá (MT), Rafael Augusto, de São Paulo (SP), Evandro Alves, de Guarulhos (SP), Gabriela dos Santos Silva, de Duque de Caxias (RJ), Bira, Leigton Cleiner e Alberone Junior, de Teresina (PI), Claudemir, de Bacabal (MA), Bruno Designer, de Recife (PE), Carol Cassani, de Colatina (ES), Danna Belle, de Rondonópolis (MT), Rafa Max, de Porciúncula (RJ), Ana Cleide, de João Lisboa (MA), Gustavo, de Curitiba (PR), Valério Solaira, Diadema (SP), Aline Barros, de São Francisco de Assis (PI), Danilo Cezar, de Manaus (AM), e Juliano Cunha, de Porto Alegre (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter