PUBLICIDADE

Unicamp muda vestibular; 1ª fase será de múltipla escolha

4 dez 2009 - 11h16
(atualizado às 12h22)
Compartilhar

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou nesta sexta-feira as alterações a serem implantadas a partir do ano que vem, no processo seletivo para 2011. A principal principal mudança afeta a primeira fase, que agora terá 48 questões de múltipla escolha, no lugar das 12 discursivas ainda em voga no vestibular deste ano.

As alterações começam a valer a partir do vestibular 2011
As alterações começam a valer a partir do vestibular 2011
Foto: Getty Images

Primeira Fase

Estas 48 questões serão elaboradas com base nos conteúdos ministrados no ensino médio. Serão 12 questões de Matemática, 18 de Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química), e 18 de Ciências Humanas, Artes e Humanidades (com pelo menos 6 questões de Geografia e 6 questões de História, introduzindo-se questões de Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio).

Novidade na primeira fase é também a ampliação da prova de redação. O candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. Atualmente, apenas um texto é confeccionado a partir de três opções. A redação também voltará a ser corrigida para todos os candidatos, independentemente dos pontos alcançados na prova objetiva. Seu peso seguirá valendo 50% da nota da primeira fase do vestibular da Unicamp.

Com essas ampliações, a primeira fase será duração de 5 horas, uma a mais que o tempo disponível atualmente.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará a participar com 20% da nota da primeira fase, mas passará a ser de uso obrigatório a todos os candidatos.

Segunda Fase

Sem grandes mudanças estruturais, a nova segunda fase será ainda mais orientada a estimular um desenvolvimento integrado dos conhecimentos. Serão 3 provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, com quatro horas a cada dia.

Provas de Aptidão

Por sua vez, a aplicação das Provas de Aptidão, agora denominadas Provas de Habilidades Específicas, não sofrerá alteração. Elas continuarão sendo realizadas após a segunda fase.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade