PUBLICIDADE

OAB abre prazo de inscrição para terceiro Exame da Ordem

2 dez 2009 - 14h51
Compartilhar

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebe a partir desta quarta-feira (2) as inscrições para o Exame de Ordem Unificado 2009.3. Os candidatos têm até o dia 17 de dezembro, observado o horário oficial de Brasília/DF, para efetivar a inscrição. A taxa, no valor equivalente a R$ 180,00, deve ser paga em qualquer agência bancária até a data limite de 18 de dezembro, por meio do boleto impresso de acordo com as instruções do site. O único comprovante de inscrição aceito no dia da prova será o boleto bancário autenticado. A partir das 23h59 do dia 17 de dezembro, a ficha de inscrição não estará mais disponível nos endereços eletrônicos.

Na inscrição, o candidato deverá optar por uma das Seccionais que integram o Exame Unificado em todo o país e a cidade que deseja realizar a prova. Também terá de escolher, visando a prova prático-profissional, uma das seguintes áreas de Direito: Administrativo, Civil, Constitucional, Trabalho, Empresarial, Penal ou Tributário. As provas serão aplicadas em todas as cidades no mesmo dia e horário.

A primeira fase do Exame de Ordem 2009.3 será realizada na data provável de 17 de janeiro de 2010, às 14h. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no dia 11 de janeiro. A prova objetiva terá a duração de 5 horas. Os candidatos que acertarem no mínimo 50% das cem questões de múltipla escolha do Exame estarão habilitados a prestar a segunda fase, de caráter discursivo.

Na segunda fase, o candidato será avaliado por prova prático profissional, que inclui a redação de peça jurídica e de cinco questões práticas, compreendendo a área de do Direito de escolha do candidato. Também com duração de 5 horas, a prova será aplicada na data provável de 28 de fevereiro de 2010, a partir das 14 horas.

O examinando deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de uma hora, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização das provas. O examinando deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por no mínimo duas horas e trinta minutos após o seu início.

Será eliminado do Exame o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.

A aprovação no Exame de Ordem é uma exigência da lei 8.904/94 para o exercício da profissão de advogado. Somente poderá prestar o Exame de Ordem o candidato que concluir o curso de Direito reconhecido pelo MEC, pendente apenas a colação de grau.

O candidato que necessitar de atendimento especial para realizar as provas deverá indicar no formulário de inscrição de qual recursos precisará, enviando laudo médico por Sedex, até 18 de dezembro, para a Central de Atendimento do CESPE/Unb- OAB 2009.3 ¿ Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília, DF.

No Estado de São Paulo, a prova objetiva e a prova prático-profissional serão realizadas nas cidades de Adamantina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marilia, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade