Notícias » Notícias

 Crianças recebem livros destinados aos adolescentes em SP
28 de maio de 2009 10h05 atualizado às 11h03

Alunos da faixa etária de nove anos receberam do governo de São Paulo um livro feito para adolescentes, que possui frases como "nunca ame ninguém. Estupre". A nova obra, "Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora", foi enviada às escolas há cerca de duas semanas para ser usada como material de apoio. Foram distribuídos 1.333 exemplares. Volume faz parte do mesmo programa da rede estadual de ensino que teve um livro recolhido por conter palavrão e conotação sexual. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o escritor Joca Reiners Terron, autor do poema mais criticado por professores da rede, na obra existem várias ironias que crianças de nove anos não entendem. "Espero que o governador José Serra não ache o texto um horror, como ele disse do outro livro. Horror é quem escolhe essas obras para crianças", disse Terron.

Em nota, a direção da Abril Educação (responsável pela Ática) afirma que o livro é recomendado para adolescentes de 13 anos, "indicação reforçada na contracapa, na apresentação e no suplemento ao professor".

A Secretaria da Educação da gestão José Serra (PSDB) decidiu ontem retirar os livros das salas de aula. Os exemplares, no entanto, permanecerão nas escolas, para consulta de alunos mais velhos. O entendimento é que os assuntos do poema devem ser abordados na escola, mas com supervisão de um especialista. A secretaria não esclareceu como é feita a escolha dos livros. A sindicância aberta para apurar o caso do outro livro ainda não foi concluída.

Redação Terra