PUBLICIDADE

Escola do RJ obtém melhor média pela quarta vez no Enem

29 abr 2009 - 21h22
(atualizado às 21h26)
Compartilhar

Daniel Gonçalves

Direto do Rio de Janeiro

Consagrada pela quarta vez como a escola com a melhor média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), o Colégio de São Bento chegou a essa marca com um ensino "tradicional, mas de olhos na modernidade". A frase, dita com orgulho pelo Coordenador do Ensino Médio e Vestibular da Instituição, Pedro Fernandes de Araújo, aponta os caminhos escolhidos pelo corpo docente para alcançar a nota de 80,58 no ranking da avaliação.

Colégio de São Bento, no centro do Rio, alcançou 80,58 no ranking da avaliação
Colégio de São Bento, no centro do Rio, alcançou 80,58 no ranking da avaliação
Foto: Daniel Gonçalves / Terra

O Enem de 2008 avaliou 26.664 instituições em todo o território nacional. Nos últimos cinco anos, apenas em 2006 o Colégio de São Bento, que só aceita meninos matriculados, não ocupou o lugar mais alto no pódio, ficando na ocasião com o segundo lugar.

Localizado ao lado do Mosteiro de São Bento, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Colégio prioriza o conteúdo, com matérias tradicionais como matemática, português, física, além de outras, como história da arte, teologia, música, e oferecendo como opção na grade o espanhol, além do obrigatório inglês e francês. "Isso é uma condição. Nosso aluno sai com uma boa fluência em inglês e francês", afirma o coordenador.

Segundo Araújo, o diferencial do São Bento é unir tradição e modernidade. "O nosso reitor dizia há alguns anos atrás que na nossa escola a gente faz aquilo que as outras já não fazem porque saiu de moda. Nós continuamos com nosso conteúdo, porém levando em consideração toda a parte de tecnologia", garante. "Você vai encontrar uma escola tradicional de olho na modernidade. A gente utiliza todos os recursos de multimídia, porém sem abrir mão do conteúdo."

Nos oito andares da instituição existe a tecnologia wi-fi (que permite o acesso à internet sem fio). Os aproximadamente 1.070 alunos encontram dois auditórios, dois laboratórios de informática, uma sala de cinema, um teatro, dois auditórios, uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes e uma DVDteca com 2,5 mil filmes. Para a pratica de esportes, além de quadras poliesportivas, há uma academia de musculação e uma piscina semi olímpica. A mensalidade para ter direito a toda essa estrutura é, em média, de R$1,7 mil.

"Nós investimos muito no nosso aluno. Desde a alfabetização até o ensino médio. A gente não economiza. Qualquer coisa que melhore a satisfação do nosso aluno, o bem estar, a gente vai investir", diz Araújo.

São 140 professores que compõem o corpo docente, que dão aula para no máximo 35 alunos por sala. Umas das maiores preocupações dos mestres é auxiliar os estudantes na escolha da profissão que irão seguir. Para isso foi criado o serviço de Orientação e Informação Profissional em que são feitas baterias de testes vocacionais, visitas a universidades e debates com profissionais de diferentes áreas.

Tanto no Ensino Fundamental e no Médio os estudantes assistem ás aulas em horário integral, das 7h30 às 16h20. Eles são avaliados pelo menos cinco vezes por ano precisando alcançar uma média 7 para serem aprovados.

Ainda de acordo com o coordenador, a responsabilidade em oferecer o melhor ensino do País cresce a cada dia e a cada vitória alcançada. "Isso cria uma responsabilidade nossa mesmo. Fica uma cobrança de não perder mais esse primeiro lugar, que é uma coisa muito difícil de acontecer. E nós temos a humildade de saber que existem outros colégios também muito bons nesse ranking".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade