PUBLICIDADE

Nordeste e Norte do Brasil reprovam merenda escolar pública

28 fev 2011 - 10h35
(atualizado às 12h21)
Compartilhar

A qualidade e a quantidade da merenda servida nas escolas públicas foi considerada insatisfatória pela maior parte dos entrevistados das regiões Nordeste e Norte na pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A situação é inversa, no entanto, nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A qualidade das refeições foi avaliada positivamente (como boa ou muito boa) por 59,5% dos entrevistados pelo Ipea
A qualidade das refeições foi avaliada positivamente (como boa ou muito boa) por 59,5% dos entrevistados pelo Ipea
Foto: Ipea / Reprodução

Com relação à qualidade dos alimentos, o índice de avaliação positiva da merenda escolar no Nordeste e no Norte foi de apenas 39,1% e 38,6%, respectivamente - enquanto 60,9% no Nordeste e 61,4% no Norte acham a qualidade dos alimentos regular ou ruim.

Em contraste, na região Sul 75,8% disseram que a qualidade da merenda é boa. No Sudeste foram 65,5% os que avaliaram a comida como boa, e, no Centro-Oeste, o índice de avaliação positiva foi de 70,9%.

A mesma discrepância foi vista na pesquisa quanto à quantidade de alimentos servida. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a maioria acha que a quantidade é suficiente - os índices foram, respectivamente, de 86,7%, 74,3% e 73,2%.

Na região Nordeste, 46,3% declararam que a quantidade é suficiente, mas a mesma proporção disse achar que é pouca comida - outros 7,3% disseram que é muito pouca comida. No Norte, foram 44,3% que acharam pouca comida, e outros 8,3% consideram que é muito pouca.

Percepção geral

No geral, a qualidade dos alimentos da merenda foi considerada boa ou muito boa por 59,5% dos entrevistados. Outros 28,1% acham que é regular, enquanto 12,4% disseram ser ruim.

Quanto à quantidade, os dados gerais mostram que 67,3% avaliam como suficiente ¿ 28% acham pouca comida e 4,7% acham muito pouca.

Programa Merenda Escolar

A pesquisa também avaliou a percepção da população em relação aos efeitos do Programa Merenda Escolar no rendimento dos alunos. Entre os entrevistados, menos de 43% reconheceram que o programa pode ser considerado bom ou muito bom - 17% o consideraram ruim.

As respostas de acordo com categorias mostraram avaliações mais positivas entre as pessoas com menor escolaridade e menor renda. Segundo conclusão do estudo, "as diferenças observadas nas variáveis renda e escolaridade parecem indicar que os grupos com maior carência e dificuldades sociais dão mais importância ao papel da merenda escolar no desempenho dos alunos, se comparados aos grupos sociais de maior poder aquisitivo e escolaridade".

Pesquisa

Segundo o Ipea, a pesquisa foi feita com a aplicação de um questionário de 21 questões objetivas para 2.773 pessoas, em suas residências, em todo o País, no período de 3 a 19 de novembro de 2010. A amostra foi definida por cotas, tendo como parâmetro a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os entrevistado responderam a perguntas sobre a qualidade de educação pública no Brasil independentemente de frequentarem a escola ou serem responsáveis por alunos.

A pesquisa também não delimitou um período de comparação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade