PUBLICIDADE

MPF pede anulação da redação do Enem por vazamento do tema

23 jan 2015 - 15h53
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Tema da redação foi recebido por pessoas que iriam realizar a prova pelo menos duas horas antes de iniciada a prova.</p>
Tema da redação foi recebido por pessoas que iriam realizar a prova pelo menos duas horas antes de iniciada a prova.
Foto: Facebook / Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí está pedindo, em ação civil pública na Justiça Federal, a anulação da 2ª fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e a aplicação de nova prova. O motivo é o vazamento do tema da redação para alunos, constatado pela Polícia Federal em pelo menos quatro Estados: Piauí, Paraíba, Ceará e Maranhão.

Em liminar, o MPF também requereu à Justiça que suspenda imediatamente as etapas seguintes a aplicação da prova: inscrição no SISU, matrículas nas Universidades que adotam o Enem como sistema único de classificação e torne sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015. Foi solicitada ainda a aplicação de multa em caso de descumprimento da decisão. 

O procurador da República, Kelston Lage, responsável pela  ação, disse ao Terra não ser possível determinar quantas pessoas tiveram acesso antecipadamente ao tema, sendo necessária a realização de nova prova para garantir o princípio da igualdade de disputa. "À PF, quatro estudantes confessaram terem recebido a prova por WhatsApp e repassado para outros grupos no aplicativo. Por isso, não se tem a dimensão do vazamento", explicou.

Ele conta ainda ter sido comprovado que houve tempo hábil para preparar a redação antecipadamente. "O que chamou a atenção é que um aluno foi flagrado, durante a realização da prova, na cidade de Timon (MA), com a cola da redação pré-elaborada. Ou seja, ele teve tempo de fazer a cola em casa, com antecedência", relatou Lage.

Durante as investigações, em resposta ao MPF, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela gestão e divulgação do Enem, apresentou nota técnica na qual admite ter havido a abertura dos malotes contendo as provas nos Estados do Piauí, Paraíba e Ceará duas horas antes do horário estipulado no procedimento operacional padrão.

O procurador acredita ser necessário aumentar a fiscalização sobre a aplicação da prova: "não é a primeira vez que acontece essas fraudes no Enem".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade