PUBLICIDADE

Ministro entrega bicicletas para alunos do DF irem à escola

26 ago 2011 - 17h32
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

As primeiras 300 bicicletas distribuídas pelo Ministério da Educação (MEC) a alunos da rede pública foram entregues nesta sexta-feira, pelo ministro Fernando Haddad e pelo governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, em solenidade realizada no Recanto das Emas, região administrativa de Brasília. O Distrito Federal vai distribuir 3 mil bicicletas a alunos maiores de 14 anos e que residam a até 7 km da escola.

Segundo o MEC, foram beneficiados jovens de duas escolas de ensino médio: o Centro de Ensino Médio 111 e o Centro de Ensino Médio 804. Estudantes maiores de idade e os pais daqueles com menos de 18 anos devem assinar termo de compromisso pelo uso e conservação das bicicletas e capacetes. Os beneficiados passarão por cursos de formação pela Secretaria de Educação do DF e pelo Detran, além de uma avaliação física.

Para o ministro Fernando Haddad, "esse veículo, cada vez mais comum nas grandes cidades, dialoga com o combate à obesidade e à hipertensão, o transporte não poluente, contribui com a solução de muitos problemas ajuda a repensar a cidade".

Maria Eduarda, 16 anos, cuja casa fica a 5 km do Centro de Ensino Médio 804, onde estuda, disse que a inicitiva vai melhorar a vida dos estudantes, "É muito bom receber uma bicicleta para ir à escola, pois eu sempre ia a pé e demorava, em média, 20 minutos para chegar. De bicicleta, levarei uns 10 minutos, ganharei resistência e melhora de vida", disse ela.

Nessa fase do programa, mais de 30 mil estudantes da rede pública de 81 municípios receberão bicicletas escolares e capacetes. A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no País. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas.

Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, andaram nas bicicletas entregues a alunos da rede pública do Distrito Federal
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, andaram nas bicicletas entregues a alunos da rede pública do Distrito Federal
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade