PUBLICIDADE

Mesmo com mestrado, "dalit" é limpador de rua na Índia

Sunil Yadav possui um mestrado pelo Tata Institute of Social Sciences, porém, por ser um dalit, trabalha como limpador manual de dejetos

19 ago 2015 - 14h32
Compartilhar
Exibir comentários

Sunil Yadav é um Dalit de 36 anos de idade, da cidade indiana de Mumbai, e um crente fervoroso no poder da educação. Seu grau de estudo inclui um mestrado no prestigiado Tata Institute of Social Sciences (TISS) e atualmente está em busca de outro mestrado. Com informações do site da BBC

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

No entanto, de acordo com o seu documento de identidade oficial, o Sr. Yadav ainda é um sammarjak, palavra indiana que define os limpadores manuais.

Os dalits são conhecidos como intocáveis, por ser a casta mais baixa da sociedade indiana
Os dalits são conhecidos como intocáveis, por ser a casta mais baixa da sociedade indiana
Foto: PUNIT PARANJPE / Stringer / Getty Images

Eles são responsáveis por limpar dejetos humanos e de animais a partir de baldes ou poços. O trabalho é realizado por membros de comunidades de baixa casta - e principalmente por "dalits", também conhecidos como intocáveis, por ser a casta mais baixa da sociedade indiana.

O Sr. Yadav diz que foi inspirado por outro dalit, B.R Ambedkar, defensor das castas discriminadas, mulheres e trabalhadores e que acredita nos benefícios da educação.

O grau de instrução de Yadav não lhe trouxe uma promoção em seu emprego, na Corporação Municipal da Grande Mumbai.

Atualmente, ele é forçado a mover lixo na cidade durante a noite, enquanto estudava para o se formar durante o dia. Todos os funcionários têm direito a uma licença para estudar, mas Yadav diz que seu último pedido foi recusado. "Um dos funcionários me disse que, se ele me dá uma chance, ele vai ter que dar a todos uma chance. Ele me perguntou o que eu iria estudar. A administração nos trata como escravos", disse Yadav.

Toda vez que inicia um curso, Yadav trava uma nova batalha para conseguir uma licença do emprego.

O município de Mumbai é a mais rica organização do governo local da Índia. Ela emprega mais de 28 mil trabalhadores de conservação, e cerca de 15 mil trabalhadores contratuais.

A limpeza manual está proibida na Índia desde 2013, mas ativistas dizem que dezenas de milhares de pessoas estão envolvidas neste trabalho degradante que os submetem a abusos.

O jornal Indian Express citou altos funcionários do governo estadual, afirmando que as diretrizes da Proibição de Emprego como limpadores manuais e sua Lei de Reabilitação de 2013 não foram corretamente executados.

Em agosto de 2014, um grupo de direitos humanos apelou para ao governo “para garantir que as autoridades locais cumpram as leis que proíbem esta pratica discriminatória”.

Os dalits são maioria entre os limpadores manuais e geralmente o trabalho é herdado de algum parente próximo. Sunil Yadav herdou a vaga de seu pai.

Muitos trabalhadores que conseguiram se formar são forçados a permanecerem como catadores, porque eles não estão autorizados a fazer qualquer outra coisa.

Em 2014, o Sr. Yadav estudava para o cargo de diretor de bem-estar do trabalho, mas não foi selecionado por motivos técnicos. "Eu não entendo por que eles não podem nos promover para trabalhos melhores", disse ele.

Em 2013, 11 trabalhadores do Mumbai Municipal Sangh (União) entraram com uma petição no Tribunal do Trabalho Industrial questionando por que eles não foram considerados para promoções. A petição alega que pessoas de outros departamentos tiveram a oportunidade em seu lugar. O caso ainda está pendente.

Equipes encontram os corpos de 54 vítimas de avião indonésio:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade