PUBLICIDADE

Mensagem de movimento estudantil com mulheres seminuas é criticada

20 dez 2013 - 16h32
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O movimento DCE Livre Ufrgs - que não é ligado à gestão atual do Diretório Central do Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - foi alvo de críticas no Facebook por uma mensagem de Natal considerada machista. A mensagem, postada no dia 17, deseja Feliz Natal e utiliza uma foto com mulheres seminuas.

 

"Não sei o que me surpreende mais, se a imagem e seu conteúdo claramente machista (por que machista? porque objetifica o corpo feminino como estando a serviço da sexualidade masculina, apenas; porque trata a mulher como objeto sexual; e porque a imagem, mais uma vez, é uma sexualidade que agrada apenas aos olhos masculinos) ou se foram os comentários (somente de homens, por que será??) defendendo a foto!", diz Cristine Severo, em um dos comentários da foto.

"Fiquei com nojo. Não conheço a UFRGS, mas infelizmente sempre vou pensar como um lugar cheio de babacas por conta de posturas tão descaradamente machistas como essa. Cara, muito legal postar 3 bundas e feliz natal hein! Uhul pra vc!", diz Polly Pacheco.

"Eu acho uma perda de tempo e uma teimosia sem limites (criticar a mensagem). Existem muito mais fatos que denotam machismo em outros setores. E nossa intenção não foi ser machista, foi desejar feliz Natal", diz José Garibaldi, do Movimento Estudantil Liberdade (MEL), organização responsável pela página. "Poderia ter sido com fotos de homens, com fotos de Papai Noel. A gente fez com as fotos das gurias."

O movimento emitiu uma nota para comentar a polêmica. Leia a seguir:

O DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade, grupo fundado em 2006 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, manifesta que a imagem veiculada em nossa página no facebook não possuí absolutamente nenhuma conotação machista. Repudiamos veementemente as acusações de machismo imputadas ao grupo. Entendemos que a imagem ressalta a beleza feminina e que estamos sendo vítimas de discursos de ódio por parte de grupos radicais de extrema-esquerda que hipocritamente dizem ser contra a padronização e a objetificação da mulher, porém impõe uma visão padronizada e objetificada do corpo feminino através da exaltação dos pêlos pubianos e da falta de cuidado corporal.

O ódio destilado contra o grupo não é devido ao fato da imagem ser machista, pois ela não é, mas ao fato da mesma estar fora da visão padronizada da mulher socialista. Por fim, ao contrário dos grupos de esquerda que dizem ser contra a censura, mas buscam censurar tudo aquilo que está fora de sua limitada visão de mundo, nós, que defendemos a liberdade, temos mantido todos os comentários postados na imagem, mesmo que eles não representem a visão do grupo. Somos defensores irrestritos da liberdade de expressão e de livre manifestação.

Gabriel Afonso Marchesi Lopes 

Presidente do Movimento Estudantil Liberdade

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade