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Meninas vão melhor em matemática em países com mais igualdade

6 jan 2010 - 10h32
(atualizado às 12h03)
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Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, em países onde há mais igualdade entre os sexos, as meninas tendem a ter um melhor desempenho em matemática do que os meninos - apesar de terem menos confiança que eles na matéria.

Para cientistas, meninas têm iguais capacidades matemáticas que meninos - embora demonstrem insegurança
Para cientistas, meninas têm iguais capacidades matemáticas que meninos - embora demonstrem insegurança
Foto: Getty Images

A pesquisa, realizada em três universidades americanas e publicada na revista da Associação Americana de Psicologia, mostra ainda que a falta de confiança das meninas em suas habilidades, em todo o mundo, pode explicar por que elas acabam optando menos por carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

"Estereótipos sobre inferioridade feminina em matemática são um contraste claro com os verdadeiros dados científicos", disse Nicole Else-Quest, professora de psicologia da Villanova University e principal autora do estudo.

"Nossos resultados mostram que as meninas obtêm os mesmos resultados que os meninos quando recebem as ferramentas educacionais corretas e têm modelos de mulheres que fazem sucesso na carreira científica."

Else-Quest e sua equipe analisaram dados de dois estudos internacionais que, juntos, englobam mais de 493 mil estudantes entre 14 e 16 anos, em 69 países.

Um estudo se concentra no conhecimento geral do aluno sobre matemática, e o outro avalia a habilidade de cada um de usar suas habilidades matemáticas no mundo real, além de verificarem o nível de confiança do estudante e o quanto acreditavam que saber matemática seria importante em suas carreiras.

Segundo os cientistas, os resultados apresentavam poucas diferenças em relação ao sexo do aluno, mas havia muitas variações entre meninos e meninas de país para país.

Os pesquisadores também perceberam que, em países onde o nível da educação das mulheres e seu envolvimento político era melhor, as meninas tendiam a ter um melhor desempenho em matemática.

"Esta análise nos mostra que, enquanto a qualidade da educação e o currículo afetam o aprendizado das crianças, também pesam o valor que escolas, professores e pais dão a ele. As meninas podem ter um desempenho igual ao dos meninos se forem incentivadas", afirmou Else-Quest.

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