PUBLICIDADE

Menina de 14 anos é primeira em ranking de leitores de livros

10 nov 2010 - 11h43
Compartilhar

Enquanto boa parte dos seus amigos gastam o dia moldando o sofá na sala de TV ou aquecendo a cadeira em frente ao computador, Marina Timm, 14 anos, devora páginas e páginas da literatura. São 23.194 delas apenas neste ano.

O feito rendeu à estudante o primeiro lugar no ranking do site Livros Só Mudam Pessoas. "É uma iniciativa que ajuda as pessoas a lerem mais", explica o organizador, Sérgio Pavarini. Mensalmente os participantes informam o que leram no mês e se divulga o ranking no blog.

A devoradora de livros participa da iniciativa desde o ano passado, quando viu a sua mãe na lista. "A família inteira participa, mas esse ano disparei na frente de todos", ri. O gosto da leitura vem de pequena, quando assistia à mãe e a avó abrirem obras na sua frente.

Marina não está em primeiro lugar pela sua quantidade de livros - 55 até outubro - e sim, pelo número de páginas (muito mais que o seu competidor mais próximo, com 16.056). É que a paixão da estudante são os romances históricos, especialmente os medievais e os de mistério. O livro que não sai das mãos da estudante da 8ª série agora é Ossos Inquietos, de Hugh de Singleton, sobre um assassinato na Idade Média, com 256 páginas. E o seu preferido é a coleção Percy Jackson do autor Rick Riordan, relacionado à mitologia grega. "Já li até o quarto da série", diz quem se prepara para pegar o quinto da estante.

E o computador e a televisão? A garota de 14 anos afirma que costuma aproveitar a internet de tarde para ler à noite, mas já deixou a web de lado algumas vezes por causa de um enredo muito bom. Sobre a TV, Marina diz que não costuma incluí-la em sua rotina.

Os livros aproximam a menina das aulas, "porque gosto de romances históricos", explica. Assim, ela consegue relacionar o enredo a conteúdos vistos em sala de aula. "Mas normalmente leio apenas por curiosidade pessoal". Adolescentes tem muito o que aprender com Marina.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade