PUBLICIDADE

MEC vai oferecer bolsa de R$ 400 para cotistas de baixa renda

8 jan 2013 - 17h19
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que está em fase de elaboração o modelo de bolsas para alunos que ingressarem pelo sistema de cotas nas universidades e tiver média familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O ministro falou sobre o desempenho das universidades durante coletiva sobre as inscrições no Sisu
O ministro falou sobre o desempenho das universidades durante coletiva sobre as inscrições no Sisu
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

“Estamos construindo uma bolsa de assistência estudantil que está naquela linha de corte de 1,5 salário mínimo para cursos a partir de cinco horas de jornada”, disse o ministro. Segundo Mercadante, a bolsa terá “o mesmo padrão do programa de iniciação científica”, que hoje é de R$ 400.

O mecanismo servirá para evitar a evasão dos cotistas. A reserva de vagas estabelece ainda outras estratégias para garantir a formação desses estudantes, como núcleo de apoio aos cotistas e tutorias para nivelamento de ensino.

Em agosto do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou lei que estabelece 50% de reserva de vagas nas universidades federais para alunos de escola pública. A lei estabelece que as universidades cheguem a oferecer metade das vagas por sistema de cotas no prazo máximo de quatro anos. Para o primeiro vestibular de 2013, 12,5% das vagas deverão se enquadrar nesta modalidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade