PUBLICIDADE

MEC: decisão da Justiça não terá impacto nas inscrições do Sisu

10 jan 2013 - 10h17
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta quinta-feira que a decisão da Justiça Federal de Bagé (RS), que determinou a suspensão do encerramento das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), não terá impacto no cronograma do sistema. A orientação do órgão é para que os estudantes não deixem para a última hora para fazer a inscrição no site do Sisu. O prazo se encerra na sexta-feira e a divulgação dos resultados está prevista para a próxima quarta-feira, dia 14.

De acordo com o cronograma do MEC, o prazo para inscrições vai até o dia 11 de janeiro no site do sistema
De acordo com o cronograma do MEC, o prazo para inscrições vai até o dia 11 de janeiro no site do sistema
Foto: Reprodução

O MEC ainda informou, por meio de sua assessoria, que já recebeu a notificação da decisão do juiz Gustavo Chies Cignachi, e que vai entrar com um recurso ainda hoje. A expectativa do governo é derrubar a decisão, assim como ocorreu com outros recursos apresentados na semana passada, em ações de estudantes do Rio de Janeiro e do Ceará.

Na decisão em primeira instância, o magistrado gaúcho também determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dê vista da prova e do espelho de correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à aluna Thanisa Ferraz de Borba. Segundo ele, a suspensão do Sisu é consequência lógica do pedido de vista da redação, pois, do caso contrário, "estaria instalada a insegurança jurídica, pois possíveis alterações nas notas em grau de recurso alterariam a ordem de classificação de candidatos, com simultânea inclusão e exclusão de alunos das vagas oferecidas nos diversos cursos."

O juiz afirma que os possíveis danos causados pelo atraso na divulgação dos resultados do Sisu não impedem a concessão da liminar. “A simples pretensão política de criação de um sistema único de ingresso não pode se tornar uma finalidade absoluta. Os fins não justificam os meios, ou seja, o Poder Público não pode desrespeitar direitos e garantias básicas dos cidadãos sob o fundamento de que decisões judiciais prejudicariam o ´todo maior´”, diz o magistrado.

Sisu

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que usarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Enem em 2012 e não tenham zerado a nota da redação.

A primeira chamada dos selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade