PUBLICIDADE

MEC confirma que questões do Enem vazaram de pré-teste de 2010

26 out 2011 - 17h10
(atualizado às 17h28)
Compartilhar

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 a que alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso semanas antes da prova vazaram do pré-teste aplicado em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira. Os alunos do 3° ano do Colégio Christus participaram do pré-teste, mas não poderiam ter ficado com o caderno de questões.

Veja o caderno que teria questões iguais às do Enem

As polêmicas do Enem: da prova que vazou ao endereço errado

A prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Inep. Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material ao Inep, que é incinerado.

A denúncia de vazamento de questões do último Enem começou a circular nas redes sociais - Facebook e Twitter - depois que candidatos que tiveram acesso a uma apostila distribuída pelo Colégio Christus perceberam que cerca de dez questões eram idênticas às cobradas na prova do fim de semana. O diretor do colégio, Davi Rocha, disse que a escola mantém um banco de questões de vestibulares e concursos que são usadas para a confecção de material didático e preparatório. Ele reconhece que essas questões podem ter sido repassadas a esse banco de dados por meio dos alunos que fizeram o pré-teste em 2010.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. O MEC estuda anular a prova dos 600 estudantes da escola cearense que receberam a apostila contendo questões da prova aplicada no último fim de semana.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade