PUBLICIDADE

MEC anuncia auditoria na Unip após denúncia de fraude no Enade

22 mar 2012 - 19h42
(atualizado às 20h16)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) decidiu instalar uma auditoria na Universidade Paulista (Unip) para aprofundar as investigações sobre suposta fraude nos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Segundo nota divulgada pelo MEC nesta quinta-feira, a auditoria terá prazo de 60 dias e será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres).

De acordo com denúncia publicada na edição online do jornal O Estado de S. Paulo, a Unip "escondia" os alunos com baixo desempenho, lançando as notas desses estudantes após o fim das inscrições do Enade. Só pode participar do exame quem tem, pelo menos, 80% da carga horária do curso cumprida e for provável concluinte. O jornal apontou que somente os melhores alunos tinham as notas divulgadas a tempo.

Em entrevista ao Terra após a denúncia, a vice-reitora da Unip, Marília Ancona Lopez, negou a suposta fraude. "Discordamos totalmente dessa denúncia. Em nenhum momento lançamos as notas de alguns alunos depois do prazo. Sempre obedecemos aos critérios do MEC, fizemos a inscrição de todos os alunos concluintes e que haviam cumprido 80% da carga horária do curso", afirmou. Segundo ela, o bom desempenho no exame é resultado do trabalho realizado desde 2008 para melhorar a qualidade do ensino.

O Enade é aplicado anualmente pelo Inep a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano, é avaliado um grupo específico de cursos de graduação. O objetivo é aferir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Aquelas que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções do Ministério da Educação, como corte de vagas e até fechamento do curso.

Após as denúncias de que a Unip, reteria os "maus alunos" para que eles não fossem inscritos no Enade, o MEC resolveu mudar as regras da prova. A partir deste ano, os alunos do penúltimo semestre dos cursos avaliados também participarão do exame.

Universidade São Marcos é fechada

Na mesma nota, o MEC anunciou que decidiu descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após verificar inúmeras irregularidade na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo de desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. A São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.

De acordo com o MEC, as irregularidades verificadas "comprometem o funcionamento" da universidade. Além de descumprir as medidas determinas pelo ministério no ano passado durante processo de supervisão, a pasta constatou que há "inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa".

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade