PUBLICIDADE

Mais de 70% dos municípios atingiram metas do Ideb, diz Unicef

9 jun 2009 - 11h39
(atualizado às 12h16)
Compartilhar

Mais de 70% dos municípios brasileiros conseguiram atingir ou superar em 2007 as metas de evolução estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É o que indica o relatório "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009: O Direito de Aprender", divulgado nesta terça-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para o fundo, o Ideb é um importante indicador para garantir a melhora na qualidade do ensino. Segundo o Unicef, o avanço registrado em 2007 teve reflexos positivos não apenas na qualidade da educação, mas também em outros indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.

O primeiro Ideb foi medido em 2005 e a média nacional registrada foi de 3,8 pontos em uma escala de 0 a 10. A meta estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é que o país alcance a média 6 até 2022. Estados, municípios e escolas têm metas bienais que devem ser atingidas a cada avaliação.

O levantamento do Unicef faz uma análise da evolução do Ideb por estado. Mato Grosso do Sul foi o estado com o maior percentual de municípios que superaram as metas estabelecidas para 2007: 96,2%.

No Acre, no Espírito Santo, no Amazonas, em Mato Grosso, no Paraná, em Roraima e em Sergipe, mais de 80% das cidades obtiveram resultado superior às metas determinadas pelo MEC.

O único estado em que menos de metade cidades conseguiu notas melhores do que as estabelecidas para 2007 foi o Amapá, com percentual de 43,8%.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade