PUBLICIDADE

Mais da metade dos professores dão aula sem ter formação na disciplina

26 dez 2013 - 09h38
Compartilhar
Exibir comentários

Levantamento com base no Censo Escolar de 2012 revelou que 55% dos professores do ensino médio da rede pública do País não tem formação específica na área em que atua. O percentual equivale a quase 280 mil docentes. Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a 33,3%. Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de professores, 47% não possuem a formação. O levantamento foi tabulado pelo instituto de pesquisas do Ministério da Educação (Inep), a pedido do Jornal Folha de S. Paulo.

A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores com a formação ideal (8,5%) no sistema público. Na outra ponta da lista está o Distrito Federal com 71%. São Paulo possui 57% - o Estado afirma que, se o professor não tem a formação específica na matéria, ao menos tem diploma em área correlata (por exemplo, docente de matemática para física).

Na tentativa de reverter o quadro, o Ministério da Educação lançou o pacto nacional para o fortalecimento do ensino médio. A medida prevê a realização, a partir do próximo ano, do curso de formação continuada para docentes da rede pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$ 200.

O curso do ministério terá o objetivo não apenas de atualizar o conhecimento dos professores na área de atuação como desenvolver atividades para aproximá-lo dos alunos em sala de

aula, afirma o secretário da área.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade