PUBLICIDADE

América Latina

Chapeuzinho Vermelho erótico é enviado por engano a escolas

30 out 2015 - 15h11
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

O governo do Chile distribuiu por engano uma versão da história de "Chapeuzinho Vermelho" com contos eróticos nas bibliotecas de 283 escolas de educação primária do país, segundo admitiram nesta sexta-feira fontes oficiais.

A denúncia foi realizada por uma escola do município de Río Bueno, no sul do Chile, depois que um aluno descreveu a um professor o conteúdo de "Caperucita se Come al Lobo" ("Chapeuzinho Come o Lobo", em tradução livre).

O livro, escrito pela colombiana Pilar Quintana e editado no Chile em 2012, contém seis contos eróticos. Um deles, por exemplo, relata encontros sexuais de um professor com uma aluna, usando uma linguagem explícita.

Foto: Reprodução

O conto que dá nome ao livro de 65 páginas narra com muitos detalhes as peripécias que o lobo faz para levar Chapeuzinho para a cama após ter sido rejeitado várias vezes.

O prefeito de Río Bueno, Luis Reyes, criticou a situação e afirmou que se trata de um tema "perigoso", especialmente em uma comunidade rural onde existem crianças vulneráveis que não têm maturidade suficiente para absorver o conteúdo do livro. O Ministério da Educação anunciou que retirará "imediatamente" o livro das escolas.

Foto: Reprodução

Através de uma declaração pública, a coordenadora da Unidade de Currículo e Avaliação, Alejandra Arratia, disse a decisão foi tomada porque o livro "não conta com uma avaliação pedagógica adequada como material curricular para os estudantes".

Arratia acrescentou que foi aberta uma investigação para questionar o processo de avaliação do texto e a decisão de incluí-lo no catálogo. Além disso, serão revistos um a um os catálogos das bibliotecas escolares que, certamente, contam com a versão original de "Chapeuzinho Vermelho".

Foto: Reprodução
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade