PUBLICIDADE

Latim e OSPB: conheça 5 disciplinas escolares de outra época

Muitas disciplinas saíram do currículo escolar por não fazerem mais sentido no contexto social

25 fev 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Disciplinas mudaram com o decorrer dos anos</p>
Disciplinas mudaram com o decorrer dos anos
Foto: Eco Desenvolvimento / Terra

Você sabia que sua avó aprendia a costurar e sua mãe a preencher um cheque na escola? Disciplinas que hoje podem não fazer sentido eram comuns antigamente. Mudanças culturais, sociais e até políticas ajudaram a moldar mudanças no currículo escolar. As conquistas femininas no mercado de trabalho e até a transição do regime militar para o regime democrático são algumas dessas forças de mudança. A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Lívia Freitas ajudou o Terra a selecionar cinco disciplinas que já não constam nos currículos escolares. 

1. Educação Moral e Cívica e OSPB

A disciplina foi criada pelo Decreto-Lei nº 869, em 1969, e previa o culto à pátria, bem como aos seus símbolos, tradições e instituições. A matéria deveria constar em todas as grades curriculares brasileiras durante o primário, que hoje equivaleria ao ensino fundamental, e era uma forma de exaltar o nacionalismo presente na época da ditadura militar (1964 - 1985). Eram abordados, também, conteúdos que “aprimoravam o caráter do aluno por meio de apoio moral e dedicação tanto à família quanto à comunidade”. Os professores ensinavam a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sociopolítica e econômica do País. 

Esses conteúdos eram ensinados com mais profundidade na disciplina de organização social e política brasileira (OSPB) no segundo grau - atualmente, ensino médio. Na época, foi criada a Cruz Mérito da Educação Moral e Cívica. A distinção era entregue a personalidades que, na avaliação dos militares, prestavam esforços e dedicação à disciplina. Por não ser considerada parte de um regime democrático, Educação Moral e Cívica foi extinta da grade curricular brasileira em 1993, por meio da Lei 8.663, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco. 

Porém, partes da matéria foram incorporadas em outros conteúdos, mas sem o viés ideológico. Os conteúdos da disciplina que abordavam questões históricas e políticas foram somados a Estudos Sociais e História, por exemplo. Em relação à questão cívica, ainda é comum cantar o Hino Brasileiro e hastear a bandeira nas escolas em datas comemorativas, como na Independência do Brasil. 

2. Economia Doméstica

A disciplina não é mais obrigatória, mas ainda é lecionada em alguns colégios no Brasil. O que mudou, principalmente, foi a abordagem dos professores ao passar o conteúdo aos alunos. A economia doméstica que nossos pais e avós aprenderam tratava de um único provedor, o homem, na época em que a maioria das mulheres cuidavam da casa e eram educadas para isso. Hoje, é adaptada à nova realidade de inserção das mulheres no mercado de trabalho e ao reconhecimento da importância de cuidar do meio ambiente. São tratadas questões como a preservação dos recursos hídricos, por exemplo. Seus conteúdos podem, também, ser abordados dentro das disciplinas de geografia, história e sociologia. 

3. Educação para o Lar

Ao contrário da economia doméstica, a educação para o lar era ensinada nos colégios brasileiros com o intuito de ensinar mulheres e homens a cuidarem do lar. Porém, a disciplina era voltada principalmente às mulheres, então tidas como responsáveis pelas tarefas domésticas. O contexto social mudou, as mulheres ingressaram fortemente no mercado de trabalho e hoje, idealmente, dividem as tarefas do lar com o marido e família - embora haja muitos casos de atraso pelo País. Por isso, a disciplina acabou não fazendo mais sentido de ser lecionada.

4. Latim

Além de lideranças religiosos católicos, são raras as pessoas que falam latim atualmente - há muito que a língua não é mais universal. Se você é estudante de direito, certamente já buscou algum tradutor para descobrir termos que foram escritos na época em que a língua era mundialmente conhecida. No Brasil, a disciplina foi obrigatória até 1964, quando um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a United States Agency for International Development (Usaid), dos Estados Unidos, tirou do currículo matérias consideradas obsoletas. Hoje, são poucas as escolas que mantêm o latim em sala de aula.

5. Técnicas Comerciais 

Conteúdos administrativos, econômicos e contábeis faziam parte de Técnicas Comerciais. A disciplina ensinava práticas como, por exemplo, utilizar serviços bancários. Com o avanço das tecnologias e sua difusão, se tornou mais acessível e fácil descobrir como se preenche um cheque - o que também constava na ementa. Alguns conteúdos da matéria são lecionados até hoje nas faculdades de administração, economia e ciências contábeis, mas não estão mais presentes nas salas de aula. 

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade