PUBLICIDADE

Ganhadores do Oscar fazem petição para escola mudar de nome

Julianne Moore e Bruce Cohen pedem que local seja renomeado por homenagear um general que apoiava a escravidão nos EUA

25 ago 2015 - 15h46
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Julianne Moore e Bruce Cohen criaram petição para mudar o nome de escola que homenageia um general do exército dos Confederados
Julianne Moore e Bruce Cohen criaram petição para mudar o nome de escola que homenageia um general do exército dos Confederados
Foto: Getty Images

Um movimento para mudar o nome de uma escola americana, que homenageia um general do exército dos Estados Confederados, da Guerra Civil Americana (1861 - 1865), ganhou o apoio de dois ganhadores do Oscar: a atriz Julianne Moore e o produtor Bruce Cohen. Ambos estudaram lá nos anos 1970. As informações são do Washington Post.

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

A movimentação se iniciou em junho, após um ataque a uma igreja em Charleston, na Carolina do Sul, que acabou com a morte de nove negros. O atentado de cunho racista inflamou críticas aos símbolos que honravam os Confederados, exército que defendia a manutenção do sistema escravocrata durante a Guerra Civil, e fez com que um grupo de estudantes da Stuart High iniciasse uma campanha para que o colégio mudasse de nome.

A dupla hollywoodiana apoiou a causa e criou uma nova petição online, que já conta com quase 30 mil assinaturas.

A Stuart High, no condado de Fairfax, em Virgínia, abriu as portas em 1959 em meio à tensão racial americana, que foi agravada após a Suprema Corte dos EUA proibir, cinco anos antes, a segregação racial nas escolas públicas. A escolha do nome da escola foi amplamente interpretada como um ataque mais “discreto” à decisão.

“Nomeamos nossos prédios, monumentos e parques com o nome de indivíduos heroicos para honrá-los e nos inspirarmos a sermos melhores”, disse a atriz Julianne Moore ao The Washington Post. “Para mim é condenável que hoje em dia uma escola carregue e celebre o nome de uma pessoa que lutou a favor da escravidão de outros seres humanos. Acho que os estudantes merecem algo melhor”, continuou.

Os astros de Hollywood estão pressionando o comitê escolar do condado de Fairfax para renomear o colégio como Thurgood Marshall, o primeiro negro da Suprema Corte dos EUA e quem representou a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) durante o histórico julgamento Brown v. Board of Education, em 1954, no qual a segregação racial nas escolas foi colocada como inconstitucional.

Atualmente, os alunos matriculados na Stuart High apresentam uma grande diversidade racial. Quase metade, 49%, são hispânicos, 24% são brancos, 14% são asiáticos e 11% são negros.

Julianne Moore estudou no local entre 1975 e 1977, até se mudar para a Alemanha com sua família, enquanto Bruce Cohen se formou no colégio em 1979. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade