PUBLICIDADE

Jovem faz sucesso com perfil sobre astronomia no Instagram

Em menos de dois meses, página obteve mais de três mil seguidores

17 nov 2014 - 09h27
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Douglas é o administrador de uma página sobre astronomia no Instagram
Douglas é o administrador de uma página sobre astronomia no Instagram
Foto: Reprodução

Douglas tem 18 anos e já terminou o ensino médio. Desempregado e sem matrícula no ensino superior, tem bastante tempo livre para jogar futebol e navegar na internet pelo celular, apesar das súplicas da mãe para largar um pouco o aparelho. Até aí, nada muito diferente de tantos outros brasileiros da sua idade. A diferença é que, quando está conectado, de sua casa, na cidade de Suzano, em São Paulo, ele compartilha o universo através do telefone.

Ele é o criador do perfil Sistema Universo no Instagram, que compartilha imagens e curiosidades sobre astronomia. Criada no final de setembro, a página conquistou 3 mil seguidores em menos de dois meses. A ideia surgiu depois de ficar desempregado. Enquanto procura trabalho, Douglas aproveita o tempo livre para descobrir informações sobre astronomia, assunto que não lembra de ter aprendido na Escola Estadual Jacques Yves Cousteau, onde terminou o ensino médio em 2013. Até agosto de 2014, trabalhou na informalidade, como auxiliar de entregador. Neste tempo, comprou “algumas coisas para a casa”, como diz sua mãe, além do computador, que hoje perdeu espaço para o smartphone. Em setembro, com carteira de trabalho e certificado de reservista prontos, decidiu que era a hora de encontrar um emprego formal.

Perfil Sistema Universo tem mais de 3 mil seguidores no Instagram
Perfil Sistema Universo tem mais de 3 mil seguidores no Instagram
Foto: Reprodução

Quando pequeno, enquanto seus amigos curtiam funk, ele já tinha curiosidade sobre o tema e via documentários na televisão, em canais educativos. Hoje, bem diferente das letras de funk ostentação, seu objeto de consumo é um telescópio. Desde fevereiro, com o computador e acesso à internet em casa, suas fontes de pesquisa se ampliaram, especialmente com sites estrangeiros. A dificuldade da língua é superada por programas de tradução. Daí veio a ideia, por que não compartilhar o conteúdo com outros curiosos? Para atrair o público, Douglas conta que, além de traduzir o conteúdo, ele resume os textos para ficar mais atrativo. 

A página cresceu rápido, mas o garoto quer mais, sonha com 100 mil seguidores. Para aumentar o público de seguidores, ele tem uma tática bem conhecida entre os heavy users: divulga seu perfil em outros e troca comentários positivos. Suas últimas publicações têm, em média, mais de 200 likes, além de comentários de outros jovens curiosos sobre o tema - bem diferente do seu perfil pessoal, com muitas selfies mas menos conversação em torno das fotos. Nesta semana, a novidade sobre a sonda Rosetta lançada sobre um cometa mereceu destaque no perfil Sistema Universo.

Douglas quer criar um canal no YouTube e utilizar outras plataformas, quem sabe ganhar algum dinheiro como tantas celebridades que nascem em redes sociais. Mas as dificuldades para a manutenção da página. “Eu não sou um expert, apenas procuro informações, imagens. Posso errar. Já fui corrigido uma vez. Se acontecer de novo, não tem problema, eu corrijo a informação.”

O garoto é o caçula dos três filhos da diarista Clarice Pereira da Costa. O pai faleceu quando o garoto tinha 9 anos. Embora se incomode em ver o filho muito tempo no celular, Clarice aprova a iniciativa do Instagram. “É interessante. Enquanto ele tá envolvido com isso, não tá fazendo coisa errada.” 

Enquanto mira as estrelas e vê o Sistema Universo crescer, Douglas alimenta sonhos terrenos: um bom emprego, um curso de inglês e uma aprovação em um concurso público. 

Enem 2014 e Apoio Escolar Terra Apoio Escolar

Prepare-se para os principais vestibulares com a ajuda dos professores mais bem conceituados e tenha a chance de melhorar seu desempenho nas provas. Ainda dá tempo! Matricule-se já e comece a estudar sem sair de casa!

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade