PUBLICIDADE

Alunos de SP praticam chaturanga, jogo semelhante ao xadrez

Atualmente, os 130 alunos inscritos no projeto estão distribuídos em cinco turmas; escola classificou três equipes para o torneio municipal

28 jul 2015 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

Para estimular o raciocínio, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Blota Júnior, localizada no bairro Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, praticam chaturanga, que é uma das variantes mais antigas dos jogos de tabuleiro. 

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

A prática do chaturanga foi iniciada dentro das aulas do projeto de xadrez pelo professor de Educação Física Vagner Maia, que há cinco anos é docente na Rede Municipal de Ensino e, desde 2012, lidera os alunos enxadristas na EMEF José Blota Júnior.

Com regras e movimentação de peças semelhantes ao xadrez, o jogo surgiu no século VI e possibilita a disputa simultânea de até quatro jogadores num mesmo tabuleiro. “Quando percebo que o aluno está num nível mais avançado que os demais, organizamos a disputa de modo que ele tenha três adversários simultâneos”, conta o professor.

O jogo surgiu no século VI e possibilita a disputa simultânea de até quatro jogadores num mesmo tabuleiro
O jogo surgiu no século VI e possibilita a disputa simultânea de até quatro jogadores num mesmo tabuleiro
Foto: iStock

Atualmente, os 130 alunos inscritos no projeto estão distribuídos em cinco turmas. “Optamos em acolher todos que tiveram interesse, mesmo que as salas fiquem um pouco cheias. A intenção é não excluir ninguém”, explica o professor Vagner Maia.

Em três anos de projeto, a escola já conquistou boas colocações nos campeonatos da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo e classificou três equipes para o torneio municipal que ocorrerá em agosto.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (28/07):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade