Projeto incentiva leitura de estudantes em São Paulo

07 de novembro de 2008 • 16h07 • atualizado às 16h07

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o balanço sobre dois projetos-piloto de incentivo à leitura implantados na região de Catanduva desde o início deste ano. Os resultados dos projetos Centopéia e Quebra-Cabeça são promissores e agora devem ser difundidos para outras regiões.

Lançados em 27 escolas de 15 cidades da região, para salas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, os projetos atingiram cerca de 18 mil alunos. Os estudantes ganharam a missão de ler no mínimo 10 livros até o fim do ano. Alguns alunos chegaram a ler 230 livros neste ano.

Para atestar a realização da leitura, a cada livro terminado o estudante deveria entregar um resumo da história, com personagens centrais e avaliação pessoal sobre a obra. Em troca receberiam uma parte do corpo de uma centopéia ou uma peça de seu quebra-cabeça. A meta era que as centopéias chegassem ao final do ano com pelo menos dez gomos - e os quebra-cabeças com dez peças.

Os projetos deram tão certo que surpreenderam os professores da região. Em média os alunos leram 25 livros. Alguns chegaram a 230 livros, como Tainá Alves dos Santos, aluna da 6ª série da escola estadual Jardim Imperial.

"Incentivados pelo objetivo de ver o quebra-cabeça montado, ou mesmo de crescer o número de gomos da centopéia, os alunos acabaram adquirindo o hábito da leitura", afirma a dirigente regional de Ensino da Secretaria em Catanduva, Maria Aparecida Cheruti Frare.

Com os resultados a Secretaria pretende implantar o projeto em outras regiões, primeiramente próximas a Catanduva. "Incentivar a leitura é fundamental. Neste ano entregaremos livros a todos os alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio. Serão três exemplares por aluno, todos de escritores brasileiros", diz a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »