Veja dicas para a reta final do Enem

12 de agosto de 2008 • 11h25 • atualizado às 11h25

A duas semanas da prova do Exame Nacional de Cursos (Enem), a hora agora é de fazer um verdadeiro check list de procedimentos. Para quem já vem se preparando, a dica é: mantenha a sua rotina. Se você ainda não começou, nem tudo está perdido, garante a coordenadora pedagógica do cursinho da Poli, de São Paulo, Alessandra Venturi. "É um pouco tarde. Mas não totalmente tarde", diz.

» Tire suas dúvidas para o dia da prova
» Estudar em grupo ajuda na preparação
» Faça as provas do Enem 2007

Tanto para os mais precavidos quanto para os retardatários, confira as dicas para os quinze últimos dias:

- Se familiarize com a prova. Resolva provas de anos anteriores. A prova do Enem é muito diferente dos exames que os estudantes estão acostumados, diz Alessandra. "Os alunos conhecem provas fragmentadas, de química, física, matemática. No Enem, essa lógica muda", afirma. E se você pensa que todo mundo já sabe disso, está enganado. A coordenadora ficou surpresa quando, na semana passada, perguntou em uma turma de 200 estudantes quantos nunca tinham visto o exame. "Mais de 50 levantaram a mão!"

- Saiba o que se exige no Enem. Não é a decoreba de matéria, portanto, não é hora de tentar recitar fórmulas. "O Enem exige que o aluno pense o tempo todo. Revisar a matéria não é o ponto agora. Agora é hora de ler gráficos, tabelas e situações e interpretá-los", analisa Alessandra.

- Atualize-se. Leia jornais e revistas, todos os dias, até o dia da prova. A redação do exame pede atualidades. Além disso, ler estimula o aluno a interpretar textos.

- Oriente-se. Procure um professor-orientador ou um cursinho de revisão, aconselha Alessandra. "É uma forma de tirar dúvidas a respeito da prova e da matéria", diz.

- Prepare física e psicologicamente. De nada adianta estar com tudo na ponta da língua se, na hora de mostrar os conhecimentos na prova, der o famoso branco. Alessandra aconselha a levar para a prova um lanche leve, como uma barra de cereal, e uma garrafa de água. "Além disso, para se prevenir do nervosismo, aconselho aos alunos que, assim que receberem a prova, relaxem. Inspirem e expirem por pelo menos 15 segundos. Isso vai garantir tranqüilidade", promete.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »