Quer conseguir uma bolsa? Veja como

16 de julho de 2008 • 14h29 • atualizado às 15h04

Quer conquistar uma bolsa de estudo do governo federal para o mestrado? É preciso antes verificar se o curso da sua universidade possui cota para oferecer o benefício, já que a concessão é dada diretamente à pós.

» Bolsistas devem ter dedicação exclusiva
» CNPq destina R$ 100 mi para pesquisas de inovação

Na área de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), há duas possibilidades de bolsa: através da Capes e do CNPq.

A vice-pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lia Teresinha Silva, assinala que a Capes fomenta a formação e é ligada ao Ministério da Educação (MEC), e o CNPq fomenta a pesquisa e também a formação e é um órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os cursos novos somente têm benefícios da Capes. Isso porque, para começarem a funcionar, precisam de aprovação da coordenação. Já o CNPq passa a conceder bolsas a partir da avaliação dos cursos, o que pode demorar dois anos desde a abertura da pós-graduação.

As bolsas da Capes são institucionais. Por isso, todas as informações sobre os critérios e procedimentos para o processo seletivo e para obtenção do beneficio da bolsa deverão ser obtidas junto à própria universidade.

Na área de mestrado, a Capes possui os programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap), de Demanda Social (DS), de Fomento à Pós-Graduação (PROF - para universidades federais) e de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup).

Da mesma forma, como as quotas de bolsas de mestrado e doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação, os interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades diretamente às instituições, não ao CNPq.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »