O coordenador do projeto, professor Olaf Malm, do Instituto de Biofísica da universidade, informou hoje (18) que a intenção é "fazer um pólo multidisciplinar, com cinco bacharelados inicialmente, a fim de estabelecer um campus com um formato novo de graduação nos dois primeiros anos o ciclo básico é comum e, depois, os alunos se orientariam nessas especialidades".
A iniciativa partiu dos Institutos de Biofísica e Bioquímica e foi encampada pelas outras unidades da instituição. A intenção é, posteriormente, colocar cursos também da área de Humanas, acrescentou o professor.
Os dois prédios do novo campus serão construídos pela Prefeitura de Duque de Caxias em terreno cedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O convênio já foi assinado pela universidade com seus parceiros. A prefeitura disponibilizará também pessoal de apoio, para manutenção e segurança.
Olaf Malm disse que os cursos atenderão à população da Baixada, "mas como se trata de bacharelados novos alguns não existem em nenhum outro lugar , poderão atender a interesse de candidatos de qualquer região do estado e até de fora".
O projeto, informou, conta ainda com a parceria do governo fluminense, que pretende instalar um pólo da Fundação Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) no local, para também oferecer essas novas modalidades de bacharelado futuramente: "Isso amplia muito a possibilidade de alunos de todo o país participarem desses cursos."
Malm disse ainda que a idéia do governo estadual é direcionar a escola pública de 1º e 2º graus existente na área para a formação de tecnólogos nesses campos do conhecimento. A parceria, segundo ele, reduz a participação do governo federal no processo, em termos de custos: "O poder federal entraria mais com os professores e os equipamentos para os laboratórios e salas de aula". O projeto está inserido no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
As obras serão iniciadas neste semestre e, de acordo com o professor, o novo pólo poderá ser aberto "com biotecnologia e bioinformática no primeiro semestre de 2009".
Agência Brasil