Ranking põe USP entre as 100 melhores do mundo

03 de dezembro de 2007 • 14h36 • atualizado às 14h40

A Universidade de São Paulo (USP) é a 94ª melhor universidade do mundo, segundo um ranking desenvolvido pelo 2007 Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan.

» Brasil tem 5 universidades entre as 500

A pesquisa, intitulada 2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities classificou as 500 mais conceituadas instituições de acordo com produtividade de pesquisa, impacto de pesquisa e excelência da pesquisa.

A primeira colocação ficou com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, seguida das também americanas Universidade Johns Hopkins e Universidade de Washington. A lista inteira pode ser conferida no site http://www.heeact.edu.tw/ranking/index.htm.

Excelência acadêmica

Dentre os três critérios, a excelência de pesquisa é a mais importante, correspondendo a 50% da avaliação de cada universidade. O impacto acadêmico de cada pesquisa teve 30% do total, e a produtividade de pesquisa ficou com os 20% restantes.

O projeto utilizou os dados Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI), para computar o número de artigos mais citados, o número de artigos em jornais de grande impacto em 2006 e o número de campos do conhecimento de excelência nos últimos 10 anos.

Entre as 200

Em agosto, Shanghai Jiao Tong University, na China, divulgou o seu ranking com as 500 melhores universidades do mundo. Na oportunidade, a USP ficou classificada entre as 200 melhores. Essa lista também colocou Harvard no topo, com Stanford na segunda posição.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »