CNE prevê "apagão do ensino médio" no Brasil

03 de julho de 2007 • 04h57 • atualizado às 12h26

A Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) deve divulgar hoje relatório que prevê um possível "apagão no ensino médio" no Brasil. O estudo foi fundamentado em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa (Inep) ligado ao MEC. O texto estima a necessidade de cerca de 235 mil professores nesse nível de ensino em todo o País.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, segundo o estudo, o maior déficit encontra-se nas áreas de física, química, biologia e matemática. O trabalho estima a necessidade de 55 mil professores de física, mas aponta que as licenciaturas da área só formaram 7.216 entre 1990 e 2001.

Para a CNE, outro problema a ser enfrentado no ensino médio, além da questão quantitativa, é a formação dos professores. As únicas áreas em que mais de 50% dos professores têm licenciatura na disciplina ministrada são língua portuguesa, biologia e educação física. O estudo aponta que o problema da falta de professores deve aumentar com o crescimento esperado do número de matrículas.

Como medidas emergenciais, os autores do relatório propõem o aproveitamento de alunos de licenciatura como professores, a criação de uma espécie de Prouni para o ensino médio no caso de as escolas públicas não conseguirem atender à demanda, incentivos para aposentados retornarem à carreira e a contratação de estrangeiros.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »