Terra transmite ao vivo seminário de jornalismo

12 de junho de 2007 • 11h53 • atualizado em 13 de junho de 2007 às 15h05

O Terra, a maior empresa de Internet do País, vai transmitir ao vivo o 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online, que acontece entre 12 e 14 de junho, em São Paulo. Entre os convidados estão profissionais de portais noticiosos como a emissora americana CNN, a TV pública britânica BBC e o canal TV France 24, além de jornalistas dos principais veículos brasileiros.

» Veja a lista de inscritos
» Conheça a programação

O 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online trará 27 profissionais de mídia para discutir os rumos do jornalismo na Internet em debates e painéis. Entre os palestrantes e mediadores estão alguns dos mais renomados e bem sucedidos jornalistas, produtores de conteúdo, e executivos de mídia do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França e América Latina.

Na primeira sessão aberta ao público - "Novos hábitos no consumo de informação" -, Bob Fernandes, editor-chefe do Terra Magazine, Derek Thomson, redator-chefe de novas mídias da TV France 24, e Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL, discutirão, com a mediação da jornalista Lilian Witte Fibe, mudanças nos hábitos de leitura, critérios de confiança dos internautas nos veículos e a relação dos usuários com o ciclo de notícias. O início será às 9h30 do dia 13 de junho.

O painel seguinte, "Informação e as novas tecnologias" - marcado para as 11h30 -, debaterá o impacto da TV pela Internet e do uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos na produção, na entrega e no consumo das notícias. Participarão da mesa Kurt Muller, editor-executivo da CNN.com, Silvia de Jesus, vice-presidente de Internet e Inovação da RBS, e Samuel Possebon, diretora-editora da Converge Comunicação. A mediação será de Antonio Prada, diretor de mídia do Terra e um dos curadores do evento.

A mesa "Mudanças na formação e atuação do jornalista", prevista para as 15h30, discutirá a adaptação dos profissionais de comunicação ao atual cenário e às necessidades do novo consumidor e as mudanças no mercado profissional, nas relações de trabalho e nos conceitos que norteiam a atividade jornalística. O debate entre Rosental Calmon Alves, professor e diretor do centro Knight de jornalismo, da Universidade do Texas, Mario Andrada e Silva, diretor-editorial para a América Latina da agência Reuters, e André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, será mediado por Jaime Spitzcovsky, diretor da produtora de conteúdo PrimaPagina e um dos organizadores do evento.

Encerrando a programação do dia 13, às 17h30, o painel "Comunidades e informação: quais são as vozes independentes da Internet" reunirá Matthew Melucci, diretor de mídia do site beliefnet.com, Silvio Meira, cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), e Pedro Dória, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e editor do blog No Mínimo. Fernanda Cerávolo, diretora do estúdio de Internet Vinil, mediará o debate sobre o impacto do conteúdo gerado por usuários e as relações entre tecnologia, design, conteúdo e interatividade na web 2.0 e 3.0.

As atividades do dia 14 começam às 9h30 com o painel "A construção do conteúdo e o jornalismo colaborativo", que discutirá a interatividade na produção jornalística e o processo de produção, edição e checagem em veículos online. Estarão presentes Sally Thompson, diretora de Novas Mídias da BBC, Ricardo Noblat, blogueiro e colunista do jornal O Globo, e Julián Gallo, consultor argentino especializado em tecnologia.

O painel seguinte, intitulado "Desafios para a mídia tradicional", trará discussões sobre como os veículos tradicionais podem reorganizar suas redações e se reinventar para alcançar novas audiências e mercados. O debate, mediado pelo jornalista Milton Jung, será entre Mário Magalhães, ombudsman do jornal Folha de S.Paulo, Sidnei Basile, diretor editorial e de relações institucionais da editora Abril e Caio Túlio Costa, diretor presidente de Internet da Brasil Telecom.

Oficinas
A programação do MediaOn inclui ainda duas oficinas, de Experimentação Visual e Jornalismo Cultural. A primeira, cujas inscrições estão esgotadas, acontece entre os dias 12 e 17 de junho e utilizará pequenos dispositivos como celulares, câmeras digitais e tocadores de mp3 para produção de conteúdo e posterior publicação na Internet.

Inscrições

A lista definitiva dos inscritos tem 372 nomes. A primeira lista de participantes foi divulgada no dia 5 de junho e tem 252 pessoas e a segunda, hoje, com 120. Quem estiver relacionado na lista deverá comparecer no dia do evento, com antecedência, para a realização do credenciamento. O seminário será realizado na sala Itaú Cultural e sala Vermelha, no Itaú Cultural.

O MediaOn é uma realização do Terra com o Itaú Cultural e apoio da CNN.com, Abracom e BBC Brasil.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »