Fotos raras contam história do tráfico de escravos

01 de maio de 2007 • 14h23 • atualizado às 14h58
Escravos libertos usam roupas novas. A lei britânica que aboliu o tráfico foi promulgada em 1807 Foto: Reprodução/Royal Naval Museum/BBC Brasil
Escravos libertos usam roupas novas. A lei britânica que aboliu o tráfico foi promulgada em 1807
01 de maio de 2007
Foto: Reprodução/Royal Naval Museum/BBC Brasil

Imagens doadas ao Real Museu Naval da Grã-Bretanha mostram aspectos raramente vistos do comércio de escravos. As fotografias, feitas no início do século XX, mostram marinheiros britânicos libertando escravos na costa leste da África, 100 anos depois da lei que, em 1807, proibiu o comércio de escravos e que cumpre seu bicentenário neste ano.

» Veja mais fotos

Uma das fotos mostra um ferreiro quebrando as correntes que prendem um escravo pelo pé. Outra mostra oficiais britânicos ao lado de um traficante detido quando levava escravos a países do Oriente Médio e Ásia. O material foi doado pela família do marinheiro Joseph John Chidwick, que fazia parte da tripulação do HMS Sphinx no Golfo Pérsico.

Abolição
As expedições britânicas começaram logo depois da probição do tráfico de escravos em 1807 e se concentraram na primeira metade do século XIX. Segundo o Museu Naval, que fica na cidade costeira de Portsmouth, em quase seis décadas de patrulhamento, de 1808 a cerca de 1860, a Marinha Real britânica apreendeu cerca de 1,6 mil navios negreiros, libertando cerca de 150 mil escravos que estavam sendo transportados neles.

Historiadores acreditam que, apesar de isto significar apenas 10% do número de navios envolvidos nas operações, os britânicos ajudaram a pressionar nações que lideravam o tráfico negreiro, como o Brasil na primeira metade do século XIX.

As imagens foram incorporadas à exposição Chasing Freedom - The Royal Navy and the Transatlantic Slave Trade, que pode ser visitada até o dia 3 de janeiro de 2008.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »