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Instituto Cervantes no Japão incentiva ensino do espanhol para brasileiros

21 jun 2013 - 10h34
(atualizado às 11h06)
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O Instituto Cervantes e o Consulado do Brasil em Tóquio assinaram nesta sexta-feira um acordo pioneiro para promover o ensino do espanhol entre a numerosa população brasileira no Japão, assim como sua integração na comunidade ibero-americana do país asiático.

Através deste acordo, o Instituto Cervantes de Tóquio vai abrir suas portas aos alunos dos 70 colégios brasileiros do Japão e vai brindar sua sede com a cultura do Brasil, que compartilhará o espaço com a espanhola e a do resto dos países ibero-americanos.

"Com estes programas, os dois países irão se fortalecer, assim como seus idiomas. Trata-se de abrir no Japão o espaço ibero-americano ao Brasil, um modelo que poderia ser exportado a outras sedes em outros países", explicou durante a assinatura do acordo o diretor do Instituto Cervantes em Tóquio, Antonio Gil.

O Cervantes da capital japonesa está há anos trabalhando de maneira conjunta com países de toda América Hispânica como centro de promoção do idioma e da cultura.

Com este acordo também foi incluído o Brasil, cuja comunidade no Japão chega a 190 mil pessoas, a mais numerosa atrás somente da China, Coreia do Sul e Filipinas.

Neste sentido, o cônsul geral do Brasil na capital japonesa, Marco Farani, disse hoje que este programa foi desenhado "não somente para que os brasileiros desfrutem da programação do Cervantes, mas também para que a cultura brasileira se integre dentro dela".

Além disso, Farani apontou que o objetivo fundamental é "ajudar os brasileiros a serem cidadãos globais, mais abertos e com mais possibilidades de um bom futuro".

A comunidade brasileira, repartida por todo o país, carece, segundo lembra o documento assinado hoje, de suficientes atividades culturais, educativas e de lazer, por isso que o Instituto Cervantes de Tóquio se transformará em um "espaço privilegiado" para eles.

Neste sentido, já foram iniciadas visitas de grupos de alunos de colégio brasileiros à sede do Cervantes, onde receberam aulas de espanhol e se familiarizam com a cultura espanhola.

Outro projeto dentro do programa é a introdução paulatina do espanhol como segunda língua nos colégios brasileiros do Japão.

Isso será feito pelos chamados professores satélites do Instituto Cervantes e pelos programas de ensino através da internet, conhecidos como Salas de aula Virtuais de Espanhol(AVE).

EFE   
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