PUBLICIDADE

Inscrições para Revalida 2013 terminam nesta terça-feira

Médico brasileiro ou estrangeiro que tenha se formado fora do País tem de fazer a revalidação do diploma para trabalhar legalmente no Brasil

29 jul 2013 - 17h10
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Termina nesta terça-feira, dia 30, o prazo para a inscrição on-line no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013. O exame é feito por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior.

As provas do Revalida serão aplicadas no dia em 25 de agosto em Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Para esta edição, o exame tem a adesão de 37 universidades públicas.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/revalida/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/revalida/">Revalida: exame justo ou feito para reprovar?</a>

De acordo com o edital do Revalida, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do exame. A segunda deve ser realizada em Brasília.

A primeira fase é composta de 110 questões de múltipla escola e por cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas: os participantes simulam situações reais de atendimento médico.

Para fazer a inscrição, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, deve ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

A inscrição deve ser feita na página do Revalida na internet até as 23h59 desta terça-feira, 30, pelo horário oficial de Brasília. O edital com as regras da Revalida de 2013 foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15, seção 3, páginas 67 e 68.

Revalidação do diploma médico

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País, veja como foi a decisão de sair, quais as dificuldades da vida em outra nação e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade