Saiba mais sobre os 10 países no topo do ranking da avaliação dos estudantes

Saiba mais sobre os 10 países no topo do ranking da avaliação dos estudantes

Cartola - Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

Finlândia, Canadá, Nova Zelândia e Austrália não estão mais entre os 10 melhores sistemas de ensino do mundo, de acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), realizado entre 2 e 31 de maio 2012. Taiwan, Macau, Liechtenstein e Suíça entraram na lista, que segue liderada por Xangai pela segunda vez consecutiva. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados em novembro, 510 mil estudantes testaram seus conhecimentos e habilidades no último ano, com enfoque na matemática - a cada três anos, o exame destaca uma área do conhecimento; as outras duas são leitura e ciências. O objetivo de focar em uma área é descobrir informações mais aprofundadas dos alunos, como quantas horas dedicam à disciplina, qual a importância que atribuem a ela e em que contexto escolar está sendo ensinada.

A amostra de estudantes representa os 28 milhões de jovens com idade de 15 anos, faixa etária em que as etapas obrigatórias de ensino já foram concluídas na maioria dos países do mundo. São avaliados os 34 países membros da OCDE e convidados que, juntos, somam 65 países ou economias fortes como Hong Kong, Macau, Xangai e Taiwan. A avaliação consiste em um teste de duração de duas horas, com questões de diversas dificuldades, de múltipla escolha e dissertativas. A pontuação do estudante é calculada não só pelo número de acertos, mas também pelo nível de dificuldade de cada questão respondida corretamente

O Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, o Brasil perdeu quatro posições com relação à última divulgação, em 2009, ocupando o 58º lugar no ranking geral.

Conheça, a seguir, os 10 melhores sistemas de ensino do mundo segundo o Pisa 2012.