PUBLICIDADE

IBGE: metade dos jovens entre 15 e 17 anos está atrasada na escola

28 nov 2012 - 10h04
Compartilhar

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apontam para defasagem idade-série dos adolescentes brasileiros. Embora 83,7% dos estudantes entre 15 e 17 anos frequentavam a escola em 2011, apenas metade deles (51,6%) cursavam o ensino médio. A outra metade estava atrasada nos estudos.

Esse valor, mesmo que insuficiente, representou um avanço significativo de 40% em comparação ao ano de 2001. A região Nordeste foi a que registrou a maior taxa de crescimento, mais que dobrando a frequência dos jovens no ensino médio em idade adequada.

População Brasileira

Os jovens de cor preta ou parda e aqueles pertencentes à camada mais pobre da população também tiveram a sua relação idade-série melhorada nos últimos 10 anos. O número de pretos e pardos com frequência no ensino médio em idade adequada passou de 24,4% para 45,3%.

De acordo com o IBGE, como consequência do atraso escolar, metade dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos, que já deveriam ter completado o ensino médio e ingressado na universidade, não cursavam o ensino superior. Cerca de 8% ainda estavam no ensino fundamental e 34,2% no ensino médio.

No entanto, se comparado com os dados de 2001, houve avanço no indicador. Há 10 anos, 21% dos jovens entre 18 e 24 anos ainda estavam no ensino fundamental. A frequência dos estudantes que conseguiram entrar na faculdade também evoluiu, aumentando de 27% para 51% no período.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade