PUBLICIDADE

Segunda Guerra Mundial: a queda do Eixo

6 out 2013 - 06h59
(atualizado às 06h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Poucos dias após o ataque japonês, Hitler e Mussolini declararam guerra aos Estados Unidos. Desta maneira, esperavam que os japoneses fizessem o mesmo em relação à União Soviética (URSS). No entanto, o governo japonês alegou que estava excessivamente comprometido na guerra da Ásia para poder atacar os russos pela Sibéria – seria ampliar em demasia seu raio de ação. Enquanto isso, os Estados Unidos lançam-se freneticamente na construção bélica para poder aparelhar suas esquadras e adestrar seus exércitos.

No conjunto, foram mobilizados para servir nas Forças Armadas um total de 15.145.115 homens e mulheres, sendo que 10,4 milhões no Exército; 3,88 milhões na Marinha; 599.593 como fuzileiros navais e 211.902 como guardas do litoral; e mais de 30 mil homens abrigados na Força Aérea. A reciclagem da indústria foi surpreendente, fazendo com que os gastos militares atingissem a impressionante soma de US$ 350 bilhões nos quatro anos de guerra.

A contra-ofensiva anglo-americana: Norte da África e Itália (1942-1943)

Assim, enquanto os soviéticos aparavam os vigorosos ataques das tropas alemãs no Front Oriental, os exércitos americanos e ingleses iniciaram uma operação de destruição do Front Sul do Eixo. Simultaneamente aos britânicos, que sob o comando do General Montgomery iniciavam sua contra-ofensiva, partindo de El Alamein, no Egito, uma enorme força-tarefa anglo-americana deslocava-se em direção ao Norte da África.

Inicia-se a operação Tocha, sob o comando do General Eisenhower, que desembarcou no Marrocos e Argélia. Os exércitos italianos e africakorps viram-se obrigados a lutarem duas frentes. Dada a superioridade aérea e naval dos aliados, as forças do Eixo foram obrigadas a baterem em retirada. Os alemães ainda enviaram um inútil auxílio para seu enclave na Tunísia. No dia 13 de maio de 1943, ocorreu a capitulação dos "Corpos de Exército da África" com a rendição de 252 mil soldados alemães e italianos. No espaço de seis meses e meio, o Eixo perdeu definitivamente o controle do Mediterrâneo, abrindo as portas para a invasão da Itália.

No verão de 1943 (junho-agosto) os exércitos aliados invadem a estratégica ilha da Sicília. Montgomery, no comando do VIII exército britânico, e Patton, chefiando as forças americanas, ocupam as principais cidades da ilha (Tarento, Palermo e Messina). A queda da Sicília provoca o desprestígio de Benito Mussolini, que é destituído pelo Grande Conselho Fascista por solicitação do rei Vitorio Emanuel III. Depois de ter sido preso, em 25 de julho, é constituído um novo governo na Itália dirigido pelo General Badoglio, que além de dissolver o partido fascista inicia conversações secretas com os aliados para retirar a Itália da guerra. Em setembro proclama-se o armistício entre a Itália e os aliados.

12 de setembro de 1943: ditador fascista italiano Benito Mussolini deixa a prisão após ser libertado por paraquedistas nazistas
12 de setembro de 1943: ditador fascista italiano Benito Mussolini deixa a prisão após ser libertado por paraquedistas nazistas
Foto: Getty Images

Hitler, prevendo sua defecção, ordena (operação Eixo) a ocupação das principais cidades peninsulares e o desarmamento e aprisionamento dos soldados italianos. Badoglio e a família real procuram refúgio junto aos aliados. Mussolini, que havia sido detido nos Alpes, é resgatado numa operação ordenada por Hitler. Para prestigiar seu velho aliado, forma a República Social Italiana (República de Saló) no Norte da Itália e a coloca sob seu comando, mas quem de fato governa são as tropas da SS.

A campanha da Itália que tem início em princípio de 1944 vai se tornar extremamente morosa. A acidentalidade do terreno e a resistência dos alemães transforma o movimento aliado numa dolorosa conquista a passo de cágado. Depois da rendição alemã em Monte Cassino (fevereiro/maio), os aliados ocupam toda a Itália Central (Roma, Pisa e Florença), enquanto os alemães encastelam-se na "Linha gótica". Ainda resistirão por um ano até a rendição em 28 de abri de 1945.

29 de abril de 1945: corpos de líderes fascistas foram expostos em posto de gasolina
29 de abril de 1945: corpos de líderes fascistas foram expostos em posto de gasolina
Foto: Getty Images

Nesta mesma data Benito Mussolini é capturado e fuzilado por forças guerrilheiras quando pretendia exilar-se na Suíça. Foi na Itália que a Força Expedicionária Brasileira atuou como integrante das Forças Aliadas. O Brasil, que havia declarado guerra ao Eixo em 1942, preparou uma divisão de 25 mil homens sob o comando do General Mascarenhas de Morais equipada com material bélico americano. Os brasileiros se celebrizaram pela conquista de Monte Castelo, onde tiveram o maior número de baixas na campanha de 1944.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/segunda-guerra/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/segunda-guerra/">Segunda Guerra Mundial </a>

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/armas-nucleares/ iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/armas-nucleares/ iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade