PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cartas apontam que Napoleão estudava inglês durante exílio

4 jun 2011 - 08h51
(atualizado às 12h26)
Compartilhar

O imperador Napoleão Bonaparte dedicou seus dias de exílio na ilha de Santa Helena para aprender inglês, o idioma da Inglaterra, seu eterno inimigo, segundo apontaram cartas que serão leiloadas neste domingo em Fontainebleau, nas proximidades de Paris.

Em 1816, o imperador manifestou seu desejo de estudar inglês e pediu aulas desse idioma, explicou no sábado Jean-Christophe Chatagnier, especialista dessa época da história da França na casa Osenat, que venderá cartas que confirmam o fato. "Seu valor de saída está entre 3 mil euros e 4 mil euros e é a primeira vez que se conhece este detalhe, que procede de um de seus fiéis", afirmou Chatagnier sobre as cartas e manuscritos à venda.

O imperador tinha sido aprisionado e preso pelos ingleses, que o expatriaram em julho de 1815 à ilha atlântica de Santa Helena, onde Napoleão escreveu suas memórias. Os manuscritos são simples pedaços de papel nos quais ele escreveu algumas frases e palavras em inglês, junto com rabiscos e desenhos de fortificações militares.

Em um dos lotes, um documento mostra as frases seguintes, nas quais Napoleão misturava as duas línguas: "Qu'é qui étoit arrivé What was it arrived Combien étoint-ils How many were they Comment se portoient-ils How do they do".

Prova dos exercícios de inglês do imperador é outro documento no qual Napoleão evidentemente praticava os tempos do verbo "correr" e, assim, escrevia: "to run - courrir runned-courru running-courrant". O leilão inclui um total de 366 lotes sob a denominação geral da venda, "O império em Fontainebleau".

EFE   
Compartilhar
Publicidade