PUBLICIDADE

Haddad abre conferência e diz que educação será eixo do PAC 2

28 mar 2010 - 22h03
(atualizado às 22h07)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a educação será um dos eixos principais do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que será lançado nesta segunda-feira, em Brasília. Haddad participou, neste domingo, da abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae), que vai debater as perspectivas da educação brasileira para a próxima década. Fernando Haddad, no entanto, não soube dizer quanto será investido na pasta com recursos do PAC 2.

Durante a abertura da Conferência, o ministro da Educação defendeu alguns pontos que devem ser prioridade do novo Plano Nacional da Educação ¿ que vai vigorar de 2011 a 2020. "Devem ser feitos investimentos na educação infantil, que pode, inclusive, diminuir as taxas de repetição, principalmente entre as crianças das classes mais baixas da população. A realidade brasileira vai começar a mudar a partir da universalização do atendimento à educação básica. Não podemos exigir desempenho superior ao que é hoje sem dar condições básicas de estudos aos alunos, sem dar incentivos aos professores", disse.

O uso dos recursos obtidos com a exploração do petróleo na camada pré-sal na educação também foi tema dos discursos dos participantes da conferência. O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT-PR), disse acreditar que, com o investimento dos recursos na educação, a situação sócio-econômica do Brasil pode mudar completamente.

"Há mais uma reserva que pode chegar a 80 bilhões de barris de petróleo. Quando estivermos vendendo o petróleo fruto de pesquisa de brasileiros, lembremos que eles foram alunos que os professores ensinaram, são fruto do trabalho de professores. Esse recurso (do pré-sal) pode alterar o panorama social do País, sobretudo com o investimento em educação. Assim, esse recurso não será diluído no presente, mas ficará para as gerações futuras", afirmou.

Além de Haddad e Vanhoni, participaram da abertura da Conferência o ministro da Cultura, Juca Ferreira e as senadoras Ideli Salvatti (PT-SC) e Fátima Cleide (PT-RO), que é presidente da Comissão de Educação do Senado, entre outros.

A Conferência Nacional de Educação termina na próxima quinta-feira, 1º de abril, e vai discutir ideias e propostas para a construção do novo Plano de Desenvolvimento da Educação, que vai valer de 2011 a 2020. A Conae é considerada a maior conferência de educação do País.

Protestos

A abertura da Conferência foi marcada por protestos de estudantes, servidores e professores da Universidade de Brasília (UnB). Os manifestantes protestaram pela manutenção do pagamento da URP ¿ gratificação de 26% paga a docentes e funcionários da universidade - que deixou de ser paga por determinação do Ministério do Planejamento. Em protesto à suspensão do pagamento, os professores estão em greve desde o último dia 9. A manifestação no auditório onde ocorreu o evento atrasou a abertura do evento em quase uma hora.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade