PUBLICIDADE

Formados no exterior chegam ao Rio com críticas aos médicos do Brasil

23 ago 2013 - 19h13
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Na chegada ao Rio de Janeiro dos médicos formados no exterior para o programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, foram os brasileiros que estavam fora do País e que aderiram ao programa que bateram forte contra os críticos da iniciativa.  "Não precisamos de Revalida (o exame de revalidação de diploma). Fiz cinco anos de pediatria lá fora e não dois aninhos como aqui", disse em tom crítico o goiano Marcio Moura, que abandonou o serviço público no Faro, sul de Portugal, para voltar ao Brasil com a mulher e a filha para trabalhar em Pirenópolis, Goiás. "Não precisamos de dinheiro, viemos pelo desafio de trabalhar no nosso País", disse. 

Há 20 anos em Portugal e formado na Espanha, Robson Carmo é outro que decidiu voltar ao Brasil. "Devo responsabilidade ao pacientes e não aos médicos brasileiros. As pessoas é que devem me avaliar", disse, afirmando que a bolsa oferecida de R$ 10 mil é o fator menos importante. "Lá fora ganhava duas vezes e meia mais que aqui", afirma. "E chega uma borda na vida que nem tudo é dinheiro. Os colegas brasileiros não precisam ficar com medo da gente" disse Marcio, revoltado com a polêmica. Ele disse que decidiu voltar ao Brasil há apenas 40 dias.

Infográfico: Revalidação do diploma médico

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

 

Outra revolta dos médicos recém-chegados de Portugal é sobre a reclamação das entidades médicas de falta mais estrutura do que profissionais da saúde no Brasil. "Conheço a realidade na minha cidade e sei que nos postos os médicos estão bem equipados", disse Geslei Teodoro, outro goiano que deixa a Europa para voltar para casa. "Entendo a preocupação dos médicos daqui, mas com o tempo isso passa", disse, afirmando que há muitas inverdades sobre a formação deles no exterior.  "Se você quiser sair de Portugal e ir para a Inglaterra, não tem essa de fazer prova,  basta certificar que você sabe falar inglês", comentou ao lado dos dois amigos, dois médicos brasileiros que vieram da Argentina e quatro médicos portugueses. 

Durante todo o fim de semana, 68 médicos vão chegar no aeroporto do Galeão vindos de Portugal, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina e Rússia, sendo alguns brasileiros formados nesses países. Do total de 244 médicos que chegam ao Brasil, 47 vão ficar em cidades do Estado do Rio. Eles vão ficar três semanas em um alojamento do exército e participam de um treinamento de avaliação de programa de saúde e língua portuguesa feita por uma universidade federal.

Independente da especialidade de cada profissional, eles atuarão como médico de família. Depois de aprovados, eles ganham visto de trabalho de três anos de duração para trabalhar apenas no local escolhido no processo de seleção.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-mais-medicos/medico.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-mais-medicos/medico.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade